Escolinha de Triathlon em Aracati encerra 2022 com desenvolvimento social de crianças

Mais novo núcleo do projeto social mostra resultados na educação e na sociabilização dos jovens alunos

 

Referência no desenvolvimento das categorias de base, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões transformou a realidade das crianças e adolescentes de Aracati, no Ceará. Além de ensinar as técnicas do nada, pedala e corre, o projeto promoveu o desenvolvimento social dos alunos, com foco em valores como disciplina, respeito, responsabilidade e dedicação.

O projeto tem como bandeira educar por meio do esporte. Assim, oferece a alunos entre 8 e 16 anos do ensino público a chance de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional, de forma gratuita. O desempenho escolar é acompanhado de perto, com muita conversa entre treinador, crianças e familiares. O aperfeiçoamento das habilidades cognitivas se reflete também nas técnicas do nada, pedala e corre, com as crianças mostrando uma rápida evolução.

“Temos vários alunos com potencial para seguir carreira na modalidade. Por meio de um teste de resistência no nado, comprovamos a eficiência técnica de nossos pequenos atletas. Três deles obtiveram um destaque maior, chegando à marca de 750 metros de nado sem intervalo”, aponta o professor Maicon Oliveira, do núcleo Aracati da Escolinha de Triathlon.

“A evolução das crianças é notória. Muitas vêm de uma realidade difícil, e chegaram aqui agressivas ou desmotivadas. Hoje, todas são muito disciplinadas, sociáveis, comprometidas com o esporte. Não só melhoraram muito nas técnicas do triathlon, como também aumentaram o rendimento escolar, com boas notas”, reforça o professor Nathan Costa Camurça.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aracati, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aracati.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem