O esporte está no sangue de Gustavo Guimarães. Seu avô, João Gonçalves, esteve em sete Olimpíadas, juntando participações como técnico e atleta. Seu pai, “Betão”, é técnico de polo aquático e sua mãe, Cristina, dá aulas de saltos ornamentais. “Lá em casa sempre tivemos uma cultura esportiva. Aprendi desde pequeno que o estudo e o esporte caminham juntos e são muito importantes”, resume Gustavo, também conhecido como “Grummy”.
Veja abaixo vídeo com a história completa do Grummy!
O apelido Grummy, aliás, surgiu de um erro dos colegas. Em um desenho animado, um ogro chamado Glomer era o personagem principal. Mas os amigos de Gustavo confundiram os nomes. “Esse apelido eu tenho desde quando comecei a jogar polo. Eles erraram o nome, mas acabou pegando. Na hora que pega, já era. Hoje em dia, eu gosto”, disse o jogador.
Na carreira, Grummy tem como principal resultado a conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011. O objetivo, agora, é a participação nos Jogos Olímpicos de 2016. O grande trunfo desta seleção é a presença do treinador croata Ratko Rudic, que tem no currículo quatro medalhas de ouro. “Estamos evoluindo muito. Cada dia que a gente tem a oportunidade de treinar com ele, crescemos muito. Este ano, vimos uma evolução e o resultado está aparecendo. A nossa ideia agora é melhorar a cada ano, a cada mês, para chegar forte em 2016”, completou.