Do asfalto para a montanha: Escolinha de Triathlon promove trilhas com os alunos

0

Crianças e adolescentes do projeto paranaense fazem caminhadas na natureza para reforçar a consciência ambiental e outros aprendizados

Para quebrar a rotina intensa de corrida e pedalada no asfalto, os novos talentos do triathlon paranaense estão subindo a montanha. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões passou a incluir nas atividades deste ano com os alunos algumas trilhas com níveis de dificuldade variados. A intenção é estimular a consciência ambiental e reforçar outros aprendizados da garotada em meio à natureza. A primeira trilha escolhida, em junho, foi a do Pico Itapiroca.

Quinta montanha mais alta do sul do País, com 1.805 m, o Pico Itapiroca tem uma trilha bastante íngreme, com pedras e trechos de difícil acesso. Nada que os alunos de 8 a 13 anos da Escolinha não pudessem encarar.

“As crianças enfrentaram muito bem o percurso e foram o tempo todo à frente do grupo, junto com o Tenente Jean, trilheiro e conhecedor do do local. Alguns militares de eu estivemos na retaguarda até chegarmos ao topo”, conta o treinador Ronaldo Mateus. “A descida foi mais fácil, mas muito perigosa em virrtude das pedras, árvores e outros obstáculos. Foi uma ótima atividade para proporcionar aos alunos a interação com o meio ambiente e fazer com que
cresçam respeitando a natureza. Agradeço ao comandante do Colégio da Polícia Militar do Paraná, o Comandante Major Mendes, por disponibilizar o microônibus, e também ao Tenente Jean pelo convite para a trilha”.

Além da consciência ambiental, as trilhas na montanha desenvolvem os sentidos e reforçam outras habilidades dos pequenos, como a concentração, a paciência, a orientação espacial, o aprendizado criativo e explorador. Além disso, melhora a convivência social. Por isso, outras trilhas devem ser programadas ainda para este ano com os alunos da Escolinha.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.