Cross triathlon e festa em clube encerram temporada de projeto social em Cascavel

Crianças da Escolinha de Triathlon tiveram programação especial para comemorar um ano marcado por muitas conquistas

 

Os triatletas mirins de Cascavel, no Ceará, saíram da rotina para celebrar o encerramento da temporada 2022. Na segunda-feira (19), os alunos trocaram o “nada, pedala e corre” por um dia de diversão junto com os pais num dos parques da cidade. Depois, partiram para o último treino do ano, um cross triathlon realizado em meio à natureza, na terça (20). Os eventos marcaram um ano de conquistas importantes para o projeto.

A confraternização reuniu todas as turmas e familiares num clube com piscina e campo de futebol society. Além das brincadeiras, as crianças participaram de sorteio de brindes e receberam uma lembrancinha no final. Já o cross triathlon foi realizado numa região de mata próxima do local de treinos. Os alunos foram divididos em baterias de acordo com a faixa etária para cumprir um percurso que variava de 30 a 150m de natação no açude, 800m a 2,5km de bike e 500m a 1,5km de corrida em trilha de terra.

“A intenção era proporcionar momentos de descontração e confraternização para as crianças neste final de temporada, como um presente e também como uma forma de mantê-las empolgadas com o triathlon”, explica o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon. “Nossa grande conquista, neste ano, é ver o quanto o projeto mexeu com a autoestima de toda a comunidade. Cascavel hoje é reconhecida pela evolução no esporte e pelas conquistas das crianças em competições e eventos no próprio município e na capital, Fortaleza.”

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem mais um motivo para comemorar, em Cascavel. Treze alunos do projeto foram selecionados para o Programa Ceará Atleta – Bolsa Esporte, e vão receber uma ajuda de custo de R$200 por dez meses. O programa tem como objetivo incentivar financeiramente e favorecer o desempenho esportivo dos atletas que estão abaixo da linha da pobreza. Para participar, a criança deve ter no mínimo 10 anos e fazer parte de alguma escolinha de iniciação ao esporte.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

As ações seguem o compromisso do projeto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030. Entre esses objetivos, estão a proteção à vida marinha e à vida terrestre, assim como ações globais de combate à mudança climática.

Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. Também faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem