Seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começa em Arraial do Cabo (RJ)

Copa Brasil de Vela decidirá equipes das classes Snipe, Lightning, ILCA 6, ILCA 7 e iQFOil

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela começou nesta quarta-feira (31), as primeiras regatas da Copa Brasil de Vela, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

O campeonato nacional serve como seletiva para Pan-Americanos de Santiago, com disputas nas classes Snipe, Lightning, ILCA 6, ILCA 7 e iQFOil. A competição será realizada até 04 de junho de 2023. 

Com frio e ventos de 14 a 18 nós, a organização da CBVela realizou duas regatas para Snipe, Lightning, ILCA 6 e ILCA 7, apenas o IQFoil correu quatro regatas. Nesta terça-feira (01), a expectativa é que continue as temperaturas baixas e fortes rajadas na raia.

No Snipe, a dupla Juliana Duque e Rafael Martins lidera a tabela do primeiro dia, seguidos por Alexandre Paradeda e Marina Arndt e José Irineu e Isabela Rocha. 

Na classe Lightning, que é disputada por equipes. Bernardo Peixoto, Bruna Patricio e Alexia Buuck garantiram a primeira colocação, com José Hackerott, Victoria Ennser e Heloise Gildemesiter na segunda posição e Tommas Sumner, Larissa Juk e Ana Barbachan na terceira. 

Já no ILCA 6, Gabriella Kidd segue na liderança. Enquanto no ILCA 7, Bruno Fontes, Mathias Reimer e Philipp Grochtmann estão nas primeiras colocações momentâneas. 

Por fim, o IQFoil feminino fechou as primeiras corridas com Bruna Martinelli na liderança, Giovanna Prado em segundo e Sofia Faria na terceira colocação. 

“Foi um dia desafiante, que os atletas passaram frio e um fortes ventos. Alguns velejadores ficaram um pouco descartáveis com a temperatura na água, mas é algo que irão se adaptar. As regatas foram muito niveladas e podemos ver tudo em aberto pela vaga no Time Brasil”, explicou Walter Boddener, Gerente e Juiz Nacional de Vela. 

“Mesmo sendo todos amigos e muitos já fizeram regatas e treinos juntos. O clima entre os atletas é de muita competição. Antes das regatas cada um fica no seu barco sozinho ou com sua equipe, com foco no que fazer e perguntando em todo momento quando começará determinada regata e como está a raia. Todos estão muito empenhados”, finalizou.

O Pan-Americano será realizado entre 20 de outubro e 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile. 

Gabriel Heus e Ale Carnieri

Confira informações, fotos e notícias da Copa Brasil de Vela, em Arraial do Cabo, no site oficial da CBVela: https://www.cbvela.org.br/ .

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem