Atleta formado no YCSA participa do Sul-Americano de Optimist

Competição Internacional começou na última segunda-feira (17) e vai até 21 de abril, na cidade de Paracas, no Peru

O time do Brasil está presente na disputa do Sul-Americano de Optimist, realizado na cidade de Paracas, no Peru.

A equipe verde amarela possui 26 atletas na sua delegação, entre eles, o garoto Théo Sartor, de 13 anos, que deu suas primeiras velejadas no time de formação “Flotilha da Garoa”, do YCSA – Yacht Club Santo Amaro.

Com 143 velejadores no total, a competição internacional possui participação de atletas da Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Após as três primeiras regatas do Sul-Americano, na última segunda-feira (17), Théo Sartor garantiu a 14º colocação nas águas de Paracas. Segundo Renato Sartor, pai de Théo, o clube foi essencial no início da carreira do jovem atleta, que iniciou sua jornada na vela aos 8 anos de idade.

“O YCSA foi fundamental para o desenvolvimento do Théo em todas as fases do Optimist, escolinha, estreante e veterano. O clube tem uma história na vela com grandes velejadores com os quais as crianças convivem e se espelham, como Claus Bierkark, Martin Lowy, Robert Scheidt”, explicou Renato Sartor, pai de Théo.

“A vela é um esporte que demanda uma enorme dedicação dos pais! Consequentemente gera uma aproximação ímpar entre pais e filhos. Só não estamos com eles no barco, mas o resto sempre estamos envolvidos, como as viagens (inúmeras), o final de semana no clube, o polimento do barco, a compra de peças e os amigos em casa. Sou apaixonado por esse esporte, pois gera uma união familiar que é cada vez mais rara nos dias atuais”, disse.

O jovem foi bicampeão paulista, campeão do ranking estadual em 2022 e 10º lugar do Brasileiro 2023, entre 150 velejadores.

“Aprendi a velejar no YCSA, o clube foi meu berço. Subi muito rápido no OP e meu pai foi um incentivador para eu competir nos campeonatos nacionais. Estou começando a evoluir e quero conseguir uma boa colocação aqui em Paracas. O vento aqui está forte, entre 15 e 20 nós, mas o objetivo é seguir em frente no campeonato”, finalizou Théo Sartor, atleta do Brasil.

As regatas do Sul-Americano serão realizadas até o dia 21 de abril. Os pais e fãs da classe Optimist podem acompanhar fotos, avisos de regatas e súmulas no site oficial do Sul-Americano: https://2023southamericans.optiworld.org/en/default/races/race.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Caio Souza 

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem