Equipe Brasileira foca na 52º edição do Troféu Princesa Sofia

Vela nacional será representada por 21 velejadores em Palma de Mallorca, na Espanha

Um time de 21 velejadores representará o Brasil no tradicional Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca, na Espanha.

A equipe brasileira vai para a raia com medalhistas olímpicos e campeões mundiais, nas classes 470 misto, 49er, 49erFX, Fórmula Kite masculino, ILCA 6, ILCA 7, IQFoil e Nacra 17. A 52ª edição do evento reunirá 1.200 atletas de 67 países, entre os dias 4 e 8 de abril.

O Brasil chega em peso na classe 470, com quatro duplas na raia. A parceria bicampeã brasileira Juliana Duque e Rafael Martins competirá contra Rodrigo Duarte e Ana Barbachan, Fernanda Oliveira e Rodolfo Streibel e Henrique Haddad e Isabel Swan. Agora adversárias, Fernanda e Isabel foram medalhistas em Pequim 2008.

No 49er, a flotilha verde e amarela terá o campeão Pan-Americano Marco Grael fazendo dupla com Gabriel Simões. Já no 49erFX, o destaque fica para as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze.

“O Troféu Princesa Sofia é sempre uma competição boa de avaliação do momento que estamos vivendo, com excelente nível técnico. A flotilha tem crescido muito, e a qualidade de todas as equipes hoje é um parâmetro bem legal de como a classe se encontra, já pensando nas grandes competições”, explicou Kahena Kunze.

O maranhense Bruno Lobo, campeão Pan-Americano e hexacampeão brasileiro, estará na disputa da Fórmula Kite. O jovem Lucas Fonseca, que conquistou o título do Pan Sub-21, também marca presença.

Os atletas Pedro Madureira e Gabriella Kidd estarão no ILCA 6 e 7. O IQFoil terá Mateus Isaac, Giovanna Prada e Bruna Martinelli.

“Passei por uma cirurgia no braço, há duas semanas e cinco dias. Então não consegui treinar no Brasil e realizei o primeiro treino pós-operatório há dois dias atrás. Não estou conseguindo treinar forte, apenas velejos curtos. Mas minha expectativa é ótima e quero fazer um campeonato sem dor. Vou buscar o meu melhor desempenho possível”, afirmou Mateus Isaac.

Fechando a flotilha brasileira, a dupla João Siemsen e Marina Arndt estarão na classe Nacra 17 misto. A Equipe Brasileira segue focada nos treinos em Palma de Maiorca, até a estreia do evento, em 4 de abril.

Os atletas participam do evento nas Ilhas Baleares apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Equipe Técnica
Torben Grael
Juan Sienra
Pepe Lis
Martha Rocha
Ricardo Paranhos
Gustavo Thiesen
Paulo Ribeiro
Bernardo Arndt
Tânia Sampaio

Apoio à vela JovemA vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem