Fórmula E estreia na Índia neste fim de semana

Hyderabad se tornará neste fim de semana o 30º local de corrida da história da Fórmula E

Neste sábado (11) será realizada a quarta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, com o Greenko Hyderabad E-Prix, na Índia. As atividades no circuito de rua indiano terão início na sexta-feira (10), com a primeira sessão de treinos livres.

Com uma extensão de 2.835km e com 18 curvas, o circuito de rua de Hyderabad promete fortes emoções. Será uma das corridas mais quentes já registradas na história da categoria dos elétricos. A temperatura deve ultrapassar 32°C (90°F) e com baixa possibilidade de chuva – 9,2 mm.

A indiana Hyderabad se tornará neste fim de semana o 30º local de corrida da história da Fórmula E, com a categoria fazendo sua estreia no segundo país mais populoso do planeta. A quarta corrida da temporada 2023 será realizada no primeiro circuito de rua da Índia, às margens do lago Hussain Sagar e no NTR Gardens. Marca também o retorno do de um Campeonato Mundial da FIA ao país após uma década.

”É importante para nós fazer uma boa corrida na Índia – não apenas para os fãs, mas também para o campeonato”, disse o brasileiro Lucas di Grassi, da Mahindra, equipe da casa.

”É uma pista nova para nós, assim como para todos no grid. Precisa ser um bom fim de semana. Vamos nos esforçar muito e ao máximo para tirar o melhor proveito do carro. Mal podemos esperar para ver todos os fãs indianos nos apoiando, e queremos dar a eles um bom show”.

Aqui no Brasil, os fãs da Fórmula E poderão assistir os dois treinos livres da sexta-feira pelo YouTube oficial do Mundial de Carros Elétricos, enquanto as demais atividades do sábado serão transmitidas ao vivo pela TV Bandeirantes e o BandSports para todo o país.

O treino classificatório será às 2h10 (horário de Brasília), enquanto a largada do EPrix está prevista para às 6h30.

Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche Formula E Team, Porsche 99X Electric Gen3
, 1st position,

Mahindra corre emn casa 

Pela primeira vez, a Mahindra Racing terá o apoio de uma apaixonada torcida, já que é a equipe da casa, e conta com o campeão da Fórmula E de 2016/17, o brasileiro Lucas di Grassi, e o companheiro de equipe Oliver Rowland.

Lucas di Grassi já tem troféus em seu nome nesta temporada, conquistado o terceiro posto em sua estreia pela Mahindra na abertura da temporada na Cidade do México. Nenhum piloto esteve no pódio mais do que ele correndo na Ásia pela Fórmula E: são nove no total.

Por sua vez, Oliver Rowland não teve bons momentos na rodada dupla de Diriyah, e ainda está em busca de seu primeiro ponto no campeonato. O piloto britânico espera que sua sorte possa mudar na corrida de casa para sua equipe.

”Indo para Hyderabad, sabemos onde precisamos melhorar após um fim de semana difícil em Diriyah”, acrescentou Oliver Rowland. ”Sabemos que os fãs estarão conosco e nos apoiando, o que nos dará um impulso extra para um bom desempenho”.

Capital do estado de Telangana, a cidade do segundo país mais populoso do mundo tem altitude média de 1.778 pés (542 metros), com vários lagos artificiais ao redor da pista.

Como está o campeonato no momento

A Era Gen3 começou com domínio do powertrain da Porsche, que pelo menos nas três provas já realizadas do campeonato, não deu chances para as demais adversárias, polarizando a disputa pelas vitórias entre dois pilotos: Pascal Wehrlein e Jake Dennis.

Se na Cidade do México, local do EPrix que inaugurou a Era Gen3 na Fórmula E, Jake Dennis venceu com sobras e fazendo com que Wehrlein se contentasse com o segundo lugar, o cenário se inverteu nas duas corridas seguintes em Diriyah, nas quais o piloto alemão da equipe TAG Heuer Porsche venceu, com o britânico da Avalanche Andretti em segundo.

Tanto TAG Heuer Porsche quanto Avalanche Andretti utilizam o mesmo powertrain, fabricado pela montadora alemã. Portanto, os dois protagonistas de momento da Fórmula E possuem em suas mãos, basicamente o mesmo carro.

Outras três equipes tentam se aproximar da briga entre Porsche e Andretti. A mais próxima é a NEOM McLaren, que conseguiu seu primeiro pódio na Fórmula E na corrida 2 de Diriyah com René Rast, e também sua primeira Julius Baer Pole Position, com o também estreante Jake Hughes (que marcou pontos em todas as corridas até o momento).

Envision Racing e Jaguar TCS Racing conseguiram bons resultados na rodada dupla de Diriyah e com isso, ficaram próximas da NEM McLaren. Sébastien Buemi voltou a sentir o gostinho de ser pole position depois de muito tempo, agora pela Envision, enquanto o dupla Sam Bird e Mitch Evans renovaram a confiança dentro da Jaguar.

A grande questão neste início de temporada, é que enquanto Envision, Jaguar, McLaren e Mahindra até conseguem ser rápidas o suficiente para garantirem os primeiros lugares do grid, Porsche e Andretti possuem um ritmo de corrida muito elevado, com uma boa combinação entre velocidade máxima e gerenciamento de energia, o que por enquanto, tem dado vantagem a Wehrlein e Dennis, mesmo quando ambos largam no meio do pelotão, como foi o caso na corrida 1 de Diriyah.

Começo de adversidades para os brasileiros

Para os dois pilotos brasileiros, cenários distintos até o momento. Lucas di Grassi não conseguiu repetir em Diriyah o desempenho que teve na Cidade do México, mas o carro da Mahindra é o que menos testes realizou, e por isso, ainda tem muito para evoluir e tem se mostrado rápido nas sessões de treinos classificatórios.

Já Sérgio Sette Câmara não tem tido muita sorte com a NIO 333 Team. O piloto mineiro até conseguiu impressionar em algumas sessões de treinos livres, mas não teve ritmo o suficiente para brigar por pontos durante as três corridas realizadas. Pelo menos há esperança, já que seu companheiro de equipe, Dan Ticktum, conseguiu marcar um ponto na corrida 2 de Diriyah.

Tem campeão chegando a 100 eprix

Mais um piloto do atual grid da Fórmula E vai alcançar a incrível marca de 100 eprix disputados na carreira. Depois de Lucas di Grassi ter sido o pioneiro no final da temporada passada, e após os pilotos Sam Bird, Sébastien Buemi e Jean-Eric Vergne também alcançarem o icônico número de provas disputadas no Mundial de Carros Elétricos, chegou a vez do português Antônio Félix da Costa.

O piloto da TAG Heuer Porsche não conseguiu ter nas três primeiras etapas um desempenho perto do que teve o seu companheiro de equipe, que atualmente lidera o mundial. Mas o campeão da sexta temporada da Fórmula E mantém o sorriso no rosto e a esperança de que poderá se recuperar neste fim de semana em Hyderabad.

“100 corridas na Fórmula E – isso é realmente louco. Foram anos muito emocionantes com um total de sete vitórias, dezesseis pódios, oito poles e um título de campeão. Isso me enche de orgulho”, comentou o piloto português.

“Eu amo a Fórmula E e estava lá na primeira corrida. No ano passado corremos em Jacarta pela primeira vez e larguei da primeira fila. Talvez seja um bom presságio. De qualquer forma, Hyderabad será um fim de semana muito especial para mim”, completou.

Confira abaixo, a programação deste fim de semana do EPrix de Hyderabad:

Sexta-feira, 10 de fevereiro

Treino Livre 1 – 07h55 – Transmissão: YouTube oficial da Fórmula E

Treino Livre 2 – 23h35 – Transmissão: YouTube oficial da Fórmula E

Sábado, 11 de fevereiro

Treino Classificatório – 02h10 – Transmissão: TV Bandeirantes e BandSports

Corrida/Largada – 06h33 – Transmissão: TV Bandeirantes e BandSports

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem