Martine Grael e Kahena Kunze abrem o ano focadas na busca pela vaga olímpica

Em 2023, principais velejadoras do Brasil terão duas chances de assegurar a classificação para os Jogos de Paris 2024

Bicampeãs olímpicas na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze iniciam o ano de 2023 cheias de expectativas para os campeonatos e períodos de treinamento no radar.

O grande foco é garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando elas tentarão repetir os feitos da Rio 2016 e de Tóquio 2021.

Entre os dias 8 a 23 de agosto, as principais velejadoras do país disputarão o Campeonato Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. O torneio define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile, entre outubro e novembro. A vela brasileira terá a cidade de Algarrobo como sede.

Em um ano tão importante, a dupla espera pouco descanso, muito treino e análise constante das adversárias. Ao mesmo tempo em que o entrosamento se mantém como diferencial das brasileiras, o nível da classe 49erFX só aumenta.

“O Mundial na Holanda vai ser complicado. Já fui lá e achei um mar bem diferente do nosso. Tentaremos chegar lá com um pouco de antecedência para treinarmos e sairmos com essa vaga. Um grande ponto é nos mantermos sempre ativas, mesmo nas férias, para não corrermos o risco de uma queda de desempenho”, analisa Martine Grael.

 Calendário cheio

Além do Mundial e do Pan Americano, as velejadoras têm muitos compromissos no ano, com agenda cheia de treinos e outras competições. De 31 de março a 8 de abril, terão o primeiro grande evento do ano, o Troféu Princesa S.A.R. Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha.

Dias depois, ainda na Europa, elas têm a Semana de Vela de Hyères, na França, de 22 a 30 de abril. Essas competições são consideradas Grand Slams da vela e reúnem as principais atletas do mundo da classe 49erFX. Já de 8 a 13 de novembro, elas disputarão o Campeonato Europeu, em Vilamoura (POR).

“Queremos sempre mais. Todos os dias acordamos pensando qual é o próximo objetivo. Em nenhum momento perdemos aquele brilho nos olhos. A vela tem tantas coisas que a gente pode ir sempre melhorando. Nunca chegaremos na perfeição”, diz Kahena Kunze.

Já na agenda de treinos, destaca-se o período de 8 a 14 de julho, quando elas participarão de um evento-teste de aprovação da raia olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A presença delas, porém, será na cidade francesa de Marselha. A previsão para chegar à Holanda e treinar de olho no Mundial é no dia 27 do mesmo mês.

No dia 7 de março, elas têm uma atividade marcada em Palma de Mallorca, Ainda no primeiro semestre, de 13 janeiro a 24 de fevereiro, Martine e Kahena treinarão em Lanzarote, na Espanha, com uma regata treino de 10 a 13 do segundo mês do ano.

Sobre Martine Grael e Kahena Kunze

Uma das parcerias mais vitoriosas da vela mundial, Martine e Kahena têm mantido o Brasil no patamar dourado da modalidade nas últimas décadas. Filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, as atletas conquistaram o primeiro título juntas em 2009, o do Mundial Júnior da classe 420.

Após quatro anos em rumos distintos, elas retomaram a dupla em 2013 e trilharam um caminho de sucesso, que teve como pontos altos os ouros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além do título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, entre outros.

Em busca do tricampeonato olímpico, as velejadoras contam com o patrocínio de Prada, Energisa, Magic Marine e Gottifredi Maffioli, além de serem apoiadas pelos programas Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e CBVela.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez e Jonas Moura

flavio@onboardsports.net / jonas@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem