Desenvolvimento esportivo e social é a conquista da Escolinha de Triathlon em Aquiraz

Projeto social encerrou 2022 com alunos aprimorando técnicas de natação e mais experiências em situação de prova

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões chega ao fim da temporada 2022 com lista de espera para as 50 vagas do projeto. A explosão na procura pela modalidade é reflexo do desenvolvimento dos alunos. Muitos superaram as limitações impostas por uma realidade de vulnerabilidade social e aprenderam a nadar. Com o aprimoramento das habilidades técnicas, as crianças tornaram-se presença mais frequente nas competições estaduais, ganhando experiência.

Um dos pontos altos da temporada foi a participação dos alunos no Campeonato Cearense de Triathlon Infantil, uma rara oportunidade das crianças experimentarem a modalidade num ambiente de prova. Ao lado de competidores dos outros núcleos cearenses do projeto, as crianças de Aquiraz conquistaram quatro pódios.

Nosso trabalho aqui em Aquiraz foi visto e reconhecido, e nosso núcleo tinha um bom espaço para nadar, pedalar e correr com segurança. A prova foi muito bem elaborada, com uma ótima arbitragem e orientação. Para as crianças da fase de iniciação esportiva, foi espetacular”, lembrou o professor Giovanni Morano, do núcleo Aquiraz da Escolinha de Triathlon.

Para a próxima temporada, o plano é oferecer mais oportunidades de competição e experiência em ambientes de prova para as crianças. “O projeto é educacional, de formação. Mas ter a expectativa de participar de uma prova é um incentivo para as crianças focarem ainda mais no desenvolvimento das técnicas da natação, ciclismo e corrida”, destaca o professor.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

As ações seguem o compromisso do projeto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030. Entre esses objetivos, estão a proteção à vida marinha e à vida terrestre, assim como ações globais de combate à mudança climática.

Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. Também faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são Vestas, Electrolux e Cegás.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem