Sprint com quatro ciclistas define campeão do L’Étape Brasil by Tour de France 2022

Chileno Vicente Rojas vence prova de Campos do Jordão (SP) do L'Étape Brasil by Tour de France presented by Santander
Chileno Vicente Rojas vence prova de Campos do Jordão (SP) do L'Étape Brasil by Tour de France presented by Santander

O L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander foi definido em um sprint com quatro ciclistas do masculino neste domingo (25), em Campos do Jordão (SP).

Na distância de 107 quilômetros, o chileno Vicente Rojas cruzou a linha de chegada praticamente no photo-finish superando Euller Magno, Caio Godoy e Bruno Lemes.

Na categoria feminina, a ganhadora do percurso longo foi Fernanda Maceira Martello, que repetiu a dobradinha do pódio do L’Étape Rio 2022 com Cristiane Pereira da Silva. Victoria Martins Remaili foi a terceira colocada.

Mais de 3.600 ciclistas de todo o país e do exterior participaram da oitava edição do evento, que também passou por cidades da região como Santo Antônio do Pinhal. A prova é considerada a maior da América Latina.

Atletas de 18 a 85 anos pedalaram o L’Étape Brasil, que ofereceu a versão reduzida de 66 quilômetros para os praticantes de ciclismo de estrada. Foram 12 ondas de largada desde as 6h, com temperaturas abaixo de 6 graus no início da prova, mas céu azul durante 100% do percurso.

”O L’Étape Brasil by Tour de France foi um dos mais equilibrados de toda a série histórica. É nítido que a cada ano que passa, os atletas amadores estão cada vez mais preparados. Mais do que o resultado esportivo, a prova é uma experiência, uma oportunidade para que os ciclistas pedalem em um dos maiores e mais bem estruturados eventos da América Latina”, disse Bruno Prada, organizador da prova.

Durante os três dias de evento, mais de 18 mil pessoas visitaram o Village do L’Étape. O local foi o ponto de encontro dos participantes, além de receber os expositores.

Além do Banco Santander, parceiro que dá os naming rights ao evento, outras grandes marcas estão presentes nos três dias no Campos do Jordão Convention Center. Medicina Esportiva Samaritano, Mitsubishi Motors, Specialized, Continental, VIVO e Michelob estavam entre os patrocinadores.

Transmissão da prova: https://youtu.be/YbI4wTAyM3g

Chileno é o campeão

O chileno Vicente Rojas conquistou seu maior resultado na carreira no L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. Com apenas 20 anos, o representante da Swift Carbon colocou como meta superar os adversários com sua força de escala e velocidade no sprint. Foi o primeiro estrangeiro a ganhar em Campos do Jordão (SP).

Parte do script pelo atleta do Chile e seu treinador deu certo! Vicente Rojas fez o percurso em 2h54min47s, centésimos de segundos à frente dos adversários. A disputa foi se afunilando após a Serra Velha, quando o grupo se destacou do primeiro pelotão. Especialista em escalada, o quarteto recuperou a vantagem que era do velocista catarinense André Gohr, que dominou os primeiros quilômetros de L’Étape Brasil.

”Foi uma prova muito dura! Faz dois meses que penso em ganhar o L’Étape Brasil. Treinei muito para conseguir essa vitória. Mudei a estratégia quando não consegui atacar na Serra Velha, aguentei bem e usei meu pico de velocidade para atacar no final. O sprint foi muito duro. Só mente e coração”, disse Vicente Rojas.

O prêmio Strava Rei e Rainha da Montanha no masculino ficou para Euller Magno (UniFUNVIC), vice-campeão deste ano. A prova teve 2.300 metros de altimetria acumulada no percurso longo de 107 quilômetros. Já o vencedor do Sprint Santander para o ciclista mais rápido em 150 metros ficou com o argentino Francisco Chamorro.

Pódio igual ao do Rio de Janeiro

Antes de largar, o L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander bateu recorde de mulheres pedalando. Mais de 600 inscritas no evento, que tem a chancela do Tour de France. É o maior número registrado desde 2015, quando o L’Étape Brasil foi realizado pela primeira vez em Cunha (SP).

Na estrada, Fernanda Maceira Martello manteve o favoritismo que veio desde o mês de junho, no Rio de Janeiro (RJ), quando a atleta venceu a etapa carioca. O tempo final foi de 3h23min03s189. Segunda colocada no L’Étape rio, Cristiane Pereira da Silva repetiu o lugar no pódio, com 3h25min43s063 e Victoria Martins Remaili pegou o bronze, com 3h29min14s381.

Fernanda Maceira Martello também foi a primeira do prêmio Strava Rei e Rainha da Montanha.

RESULTADOS OFICIAIS

Masculino 107 km
1º – Vicente Rojas (Swift Carbon) – 2h54min47s787
2º – Euller Magno (UniFUNVIC) – 2h54min48s015
3º – Caio Godoy (Indaituba) – 2h54min48s432

Feminino 107 km
1ª – Fernanda Maceira Martello – 3h23min03s189
2ª – Cristiane Pereira da Silva – 3h25min43s063
3ª – Victoria Martins Remaili – 3h29min14s381

Masculino 66 km
1º – Pedro Fonseca – 1h46min40
2º – Luiz Flávio Rosa – 1h46min49
3º – Tadeu Couto – 1h47min28

Feminino 66 km
1ª – Camila Angulo – 2h03min58
2ª- Karina Meireles – 2h04min25
3ª- Luiza Ravelo – 2h04min30

Volta para Cunha em março de 2023

Os fãs do ciclismo receberam em primeira mão neste sábado (24) a realização do L’Étape em Cunha (SP) no último fim de semana de março do ano que vem. O local sediou as primeiras edições do Tour de France brasileiro em 2015, 2016 e 2017.

Em 2023, o L’Étape terá as edições do Rio de Janeiro, no último fim de semana de junho, e a de Campos do Jordão (SP), no final de setembro.

”O calendário foi pensado para os ciclistas com intervalo de três meses entre as provas. Em Cunha resgatamos parte da nossa história e atendemos um pedido dos atletas. A cidade paulista tem estradas boas e um visual fantástico”, explicou Bruno Prada, organizador do evento.

Guia oficial https://www.letapebrasil.com.br/docs/2022/guia-letape.pdf

Mais informações:

L’Étape Brasil

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1

L’Étape Rio

Site oficial – https://letaperio.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letaperio

Instagram – https://www.instagram.com/letape_rio/

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Katarine Monteiro | Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99119-8185 | +55 21 99608-4051

www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem