Projeto “Famílias do Instituto em Ação Esporte” completa sete anos promovendo lazer e bem estar

Sediado em Campinas, projeto usa esporte como ferramenta motivacional durante o tratamento do câncer infantil, para crianças e seus familiares

 

A prática de atividade física é uma poderosa ferramenta no tratamento do câncer. Exercícios físicos promovem um aumento da circulação, da respiração e da depuração de substâncias tóxicas do organismo. Nas crianças, também desenvolve habilidades cognitivas e motoras e traz momentos de alegria. Com isso o paciente melhora não apenas suas condições clínicas como a autoestima e qualidade de vida.

É pensando nisso que há sete anos o projeto “Famílias do Instituto em Ação Esporte”, do Instituto Ingo Hoffmann, oferece exercícios lúdicos e recreativos para crianças em tratamento de câncer e também atividade física para seus acompanhantes aliviarem o stress. Tudo, claro, com a supervisão de profissionais de educação física capacitados e sempre atentos às necessidades e limitações dos pacientes e seus familiares.

“Já é comprovado que com carinho, um ambiente seguro e a prática esportiva leve fica mais fácil vencer os obstáculos e consequentemente vencer a doença. Mais de 16 mil pessoas, entre crianças e familiares, já foram atendidas pelo projeto e certamente, com o apoio das empresas patrocinadoras, continuaremos firme nessa missão de proporcionar maior oportunidade de cura”, contou Regina Barsotti, coordenadora geral do Instituto.

Desde 2015, o projeto implementou dentro da sede do Instituto Ingo Hoffmann em Campinas, interior de São Paulo, uma estação de ginástica ao ar livre e academia interna para prática de exercícios funcionais e aeróbios. Além de atividades físicas, as crianças atendidas também contam com biblioteca, reforço escolar e psicológico durante o período de tratamento da doença.

O projeto Famílias do Instituto em Ação Esporte tem como patrocinadores: CI&T, ABL Antibióticos do Brasil, Cipatex, Tenneco e Stoller.

 

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem