Escolinha de Triathlon Atitude Atletas transforma realidade de crianças de Fortaleza

Projeto trouxe infraestrutura de ponta, melhorando o desempenho e a autoestima dos triatletas mirins do bairro de Pirambu

 

Os triatletas mirins de Fortaleza experimentam uma realidade completamente transformada, desde maio. Com a criação da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, crianças e adolescentes têm acesso a uma estrutura profissional para os treinos, incluindo bicicletas adequadas, uniformes e acessórios de natação e lanches após as atividades. O resultado se reflete no desenvolvimento físico e emocional da garotada.

A escolinha ajudou a estruturar um trabalho realizado há 17 anos junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Fortaleza. Com o apoio de empresas patrocinadoras e a experiência do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, o projeto abriu espaço para mais 60 alunos de 8 a 17 anos. Os uniformes laranja, os equipamentos de ponta, a disciplina e entusiasmo dos alunos nos treinos pelas ruas de Pirambu encantam e mexem com a autoestima de toda a comunidade.

“O treino de ciclismo nas ruas de Pirambu é espetacular. Dá visibilidade ao projeto, e traz um senso de organização e satisfação às crianças, que jamais poderiam ter acesso a um equipamento assim. O treino de natação também mudou muito. Hoje, com os macaquinhos, toucas e óculos, treinamos numa outra praia, a Praia dos Pocinhos. O lugar tem muitos corais que formam pequenas piscinas naturais, e lá podemos trabalhar tanto com as crianças menores como com as maiores, de forma mais adequada”, comemora o professor Márcio Gonçalves, criador do projeto Atitude Atletas.

A possibilidade de oferecer lanches pós-treino a todos os alunos também foi um ponto fundamental para o projeto, de acordo com Márcio. “As crianças estão de férias, agora em julho, e perderam o lanche da escola. A maioria está treinando conosco nos dois turnos, tanto para aproveitar o tempo livre e continuar a praticar triathlon, como para ter o lanche da manhã e o da tarde”, explica o professor. “Deixamos de lado uma realidade de extrema carência, e a garotada está muito empenhada, com ótima frequência nas aulas.”

Os alunos da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas já se preparam para seu segundo desafio em competições: a 4ª Corridinha Kids e Duathlon Aquático, em 6 de agosto. Entre alunos do projeto e triatletas mais velhos atendidos pela entidade, 110 inscritos representarão o Atitude Atletas na disputa. “É até difícil de acreditar no que estamos vivendo, depois de tantos anos de peleja. Com toda essa transformação, conseguimos enxergar novas possibilidades no nosso trabalho.”

 

Atitude Atletas

O Atitude Atletas foi criado em 2005, com o objetivo de usar o esporte como ferramenta de inclusão social de crianças e jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, na região da Praia de Iracema. O projeto tem o triathlon como modalidade predominante, mas também está presente em esportes como corrida de rua, pentathlon moderno e maratona aquática.

“Agora com a criação da Escolinha de Triathlon, estamos vendo as famílias empolgadas em ajudar, providenciando a documentação dos alunos, participando de todo o processo. A comunidade abraçou o projeto”, comemora o professor Márcio Gonçalves.

 

A Escolinha de Triathlon

A Escolinha de Triathlon Atitude Atletas atende 60 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos no bairro de Pirambu, em Fortaleza. Os alunos são divididos em duas turmas, com quatro aulas semanais de duas horas de duração. O projeto conta com professores e monitores, uniformes e equipamentos de uso compartilhado para todos e distribuição de kit lanche. A escolinha tem execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Os patrocinadores são Dass, Coopershoes, Lunelli, Unitextil, Kolosh, Vicunha, Cerbras, Freitas Varejo, Projeart, iByte, Haco, Ruberloss e Catatau.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem