Projeto social de triathlon revela novos talentos em Ceilândia

Com ampliação das turmas, Escolinha de Triathlon Formando Campeões apoia crianças que veem o esporte como uma chance de mudar suas vidas

 

O triathlon chegou a Ceilândia como uma ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes vindos de uma realidade difícil. E já é visto como oportunidade profissional por alguns alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, que despontam como talentos da modalidade.

Um desses talentos é Bianca Carvalho, de 10 anos. Ela está entre os alunos que ingressaram na Escolinha de Triathlon Formando Campeões nesta temporada. O projeto cresceu, passou a atender 60 crianças e adolescentes e formou turmas mais competitivas, interessadas em ter a modalidade como profissão. Antes atleta da natação, Bianca vem surpreendendo pelo biotipo adequado para o esporte e as habilidades na bicicleta e na corrida.

“A Bianca é extremamente inteligente, participativa, contribui muito com as aulas, agrega bastante. E gosta de todas as atividades. Diz que quer ser triatleta profissional”, elogia o professor Nildomar Valadares dos Passos, do núcleo Ceilândia da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Se continuar assim, será um dos grandes destaques do projeto.”

A disciplina e o talento para o triathlon se refletem também nas salas de aula, mostrando como o esporte e a educação andam de mãos dadas no projeto. “A Bianca tem excelentes notas, e todo bimestre recebemos um certificado de aluna destaque pela organização dela com os cadernos, a letra caprichada, o desempenho nos estudos”, conta a mãe, Betiane Carvalho, orgulhosa.

 

Esporte como ferramenta de apoio à saúde

O esporte ainda ajuda Bianca a vencer a batalha contra o colesterol alto, uma condição genética que a afeta desde muito pequena. A atividade física é essencial para o controle do colesterol no sangue, diminuindo os níveis de LDL, tido como o “colesterol ruim”, e aumentando o HDL, o “colesterol bom”. A prática estimula a produção de enzimas, como a lipase, que impede o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias. No projeto, a jovem atleta recebe orientações sobre a alimentação correta, para ajudar nessa batalha.

“Ela vem se disciplinando mais a cada dia quanto à sua alimentação, tanto pela saúde como para ter um desempenho melhor no triathlon”, complementa a mãe.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 15 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem