Aline Silva embarca para Lima, no Peru, neste domingo (4) para participar dos Jogos Pan-Americanos 2019 na luta olímpica ou wrestling.
A brasileira irá para sua terceira participação no evento e busca mais uma medalha na competição.
Aline Silva foi prata em Guadalajara 2011 e bronze em Toronto 2015. Em Lima, as lutas começam no dia 7 (quarta-feira) e serão realizadas na Villa Deportiva Regional Del Callao.
A brasileira entra na disputa da categoria até 76 kg no dia 9 de agosto (sexta-feira), com a primeira luta eliminatória pela manhã. No wrestling brasileiro apenas ela e Joice Silva têm duas medalhas Pan-Americanas cada.
“Se eu conquistar mais uma medalha serei a primeira da história na modalidade, e minha expectativa é muito boa para que isso aconteça. Temos daqui um mês o Mundial de wrestling, no Cazaquistão, que vale vaga nas Olimpíadas. Portanto, o Pan também serve como uma ótima preparação e servirá como uma perspectiva da minha situação atual”, comentou Aline Silva.
Este ano serão nove atletas brasileiros de luta olímpica nos Jogos, cinco mulheres e quatro homens.
“Uma das coisas que eu mais gosto de competir é fazer parte do Time Brasil. Uma energia e união enorme. São poucos os momentos que conseguimos ficar todos juntos e sentimos essa nossa força. A interação entre atletas, torcer um pelo outro, para mim é sempre único e faz sempre a diferença”, completou.
A vaga de Aline Silva para os Jogos Pan-Americanos veio nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia, realizados no mês de junho de 2018. Este ano, a atleta ganhou três medalhas em Grand Prix, foi bronze em Calgary, medalha de prata em Madrid e prata em Istambul.
Aline Silva é atleta do SESI-SP há 10 anos. Os treinamentos ocorrem no Sesi Cubatão, no litoral paulista, com sua equipe multidisciplinar, liderada pelo coach Flávio Ramos.
Idealizadora do projeto MEMPODERA, em Cubatão (SP), a atleta oferece à meninas e agora à meninos, entre 6 e 15 anos, a oportunidade de ingressar no esporte através do wrestling, e a chance de aprender inglês.
Sobre Aline Silva
Aline Silva já cravou seu nome história da luta olímpica brasileira. Em 2006 conquistou a inédita medalha de prata no Mundial Júnior e em 2014 sagrou-se vice-campeã mundial sênior na categoria até 75kg. A atleta ainda tem no currículo duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara 2011 e Toronto 2015), dois ouros em Mundiais Militares, 12 títulos em campeonatos brasileiros e 10 em campeonatos paulista, entre outros resultados expressivos.
Em março de 2018, Aline Silva ganhou o prêmio de mulher do ano da United World Wrestling, um reconhecimento pela sua luta em busca pela igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres no esporte.
A atleta de 32 anos defende o Sesi e a Marinha do Brasil e tem patrocínio da Auto Shopping Global.
Siga a atleta em www.facebook.com/alineluta
e no site http://alinesilvalutaolimpica.com.br
Contatos:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br