Dra. Débora Reiss da Pulse escreve para o WebRun

A médica do esporte Débora Reiss escreveu para a coluna do Portal WebRun nesta quarta-feira (31).

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Foto: Adobe Stock

Você sabe qual a diferença entre atividade física e exercício físico? Vamos esclarecer alguns conceitos para explicar um pouco mais sobre a vida ativa e benefícios do exercício para a saúde

Diferença entre atividade física e exercício físico

A diferença entre atividade física e exercício físico passa, basicamente, pela intensidade com que os movimentos são feitos. Então, mais abaixo, detalhamos melhor estas diferenças e definimos com mais precisão cada modalidade.

O que é atividade física?

Atividade física, por definição, é qualquer movimento corporal produzido pela contração muscular e que resulte em aumento substancial das necessidades calóricas sobre o gasto energético em repouso. Exemplos de atividade física são caminhar até o trabalho ou realizar tarefas domésticas.

O que é exercício físico?

Exercício físico, por sua vez, é definido como uma atividade que também aumenta o gasto energético, porém com caráter planejado e estruturado como tempo, distância ou ritmo determinado. Outra característica é que ele é realizado para melhorar ou manter a aptidão física. Nessa situação, seria como ir caminhando até o trabalho num tempo ou num trajeto específico. Já o esporte tem todas as características anteriores e um fator determinante: o caráter competitivo. Seria como ir caminhando ao trabalho competindo com um colega para ver quem chega primeiro!

Dito isso, fica mais claro entender que o sujeito fisicamente ativo é aquele que atende as recomendações internacionais do American College of Sports Medicine (ACSM), que é categórico quando diz que o exercício tem algumas variáveis que sempre devem ser levadas em conta: frequência, intensidade, duração e tipo de exercício.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!

Recomendações para uma vida saudável

Para a população geral – isto é, adultos saudáveis entre 18 e 65 anos – a recomendação é de no mínimo 150 minutos de exercício aeróbio por semana. Este exercício físico deve ser realizado com intensidade moderada e dividido em períodos de 30 minutos por dia. Intensidade moderada é aquela em que é possível conversar por meio de frases curtas, mas não cantar.

No entanto, a literatura especializada já mostra benefício à saúde caso esses 30 minutos sejam divididos em 3 séries de 10 minutos ao longo do dia. Outra alternativa em relação ao exercício aeróbio é o aumento da intensidade. Nesse caso, pode-se fazer 20 minutos de exercício por dia com intensidade vigorosa, no mínimo 3 vezes por semana. Intensidade vigorosa é aquela em que é possível apenas responder algumas perguntas de forma monossilábica ou com palavras curtas.

Além disso, deve-se incluir exercícios de força de 2 a 3 vezes por semana em dias intervalados. Exemplos destes exercícios são musculação e funcional. Nestes casos, é importante dar foco nos grandes grupos musculares e envolver 2 a 4 séries de 8 a 12 repetições, com intervalo de 2 a 3 minutos entre as séries.

Vamos começar?

Parece muito, certo? Mas, ninguém precisa conquistar esse patamar da noite para o dia; o importante é ter em mente que o foco é a mudança do estilo de vida. E que essa mudança tem que ser gradual para que seja duradoura. Acima descrevemos as orientações gerais da prescrição de exercício conforme o ACSM, mas lembre-se que o Educador Físico é o melhor profissional para a prescrição e seguimento do treinamento!

Veja neste post a importância de um educador físico na prática de exercícios físicos.

E se você não sabe onde pode começar seus exercícios, faça sua pesquisa aqui e seja uma pessoa fisicamente ativa.

Saúde sempre!

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem