Volvo Ocean Race: Largada para o Brasil confirmada após ciclone‏

A largada da quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, no Brasil, está confirmada para a próxima terça-feira (17), às 18h (Horário de Brasília). A partida será com três dias de atraso por causa do ciclone Pam, que entrou com força no Oceano Pacífico Sul.

Depois de uma reunião com os seis comandantes dos barcos e de analisar os dados meteorológicos, a organização concluiu que estava na hora de partir para evitar danos às tripulação e materiais. “O ciclone Pam está sob a Nova Zelândia. A maioria das rotas de saída desta etapa caem no centro do fenômeno. Achamos uma brecha, mas as equipes devem pegar até 40 nós e ondas enormes”, disse o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. O ciclone Pam fez estragos em Vanuatu, uma pequena ilha da Oceania.

As equipes já pensam na estratégia para os primeiros dia da regata, que terá ao todo 6.776 milhas náuticas ou 12.550 quilômetros. “Não foi uma decisão fácil para a Volvo Ocean Race, realmente. O ciclone está passando e é muito poderoso”, explicou Iker Martínez, comandante do MAPFRE. “Se você avançar mais cedo pode encontrar uma grande confusão com esses ventos fortes, que acabam sendo complicados de navegar. Se for muito depois pode não pegar vento”.

A saída será transmitida ao vivo pelo site oficial da Volvo Ocean Race, assim como o canal do Youtube e o aplicativo, disponível para Android e para IOS. O vídeo de apresentação da quinta etapa pode ser assistido aqui.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem