Vandoorne vence em Nova Iorque e assume a ponta do desafio virtual

0
Créditos: Cortesia da Fórmula E

O belga Stoffel Vandoorne (Mercedes Benz EQ) venceu, neste sábado (30), a sexta etapa do Desafio ABB Fórmula E Race at Home, disputado no circuito virtual de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O piloto belga cravou a sua quarta Julius Baer Pole Position e finalmente converteu este feito em vitória na competição virtual da Fórmula E em apoio a UNICEF, no combate a pandemia de COVID-19.

Vandoorne largou na ponta e após passar ileso na primeira curva, foi abrindo vantagem em relação aos demais pilotos, vencendo com tranquilidade e assumindo a liderança do campeonato virtual.

O alemão Pascal Wehrlein (Mahindra Racing) fez uma corrida impressionante: largou em 7º após cumprir uma penalização (perdeu três posições no grid de largada) e foi ultrapassando os demais adversários até chegar em segundo, enquanto o britânico Oliver Rowland (Nissan e.Dams) que venceu a etapa passada em Berlim terminou em terceiro.

O ex-líder do campeonato Maximilian Guenther (BMW i Andretti Motorsport), largou em segundo lugar, mas foi atingido na lateral na primeira curva pelo bicampeão da Fórmula E Jean-Eric Vergne, rodou, e voltou apenas na 21ª posição, sendo obrigado a realizar uma prova de recuperação e terminar em 11º, ficando fora do Top-10 e não pontuando.

Depois de um início de competição arrasador, onde venceu as duas primeiras etapas do Desafio ABB Formula E Race at Home, Guenther agora está 32 pontos atrás do líder Vandoorne e vê reduzida a chance de se tornar o campeão.

Além da pole position e vitória, Vandoorne cravou a volta mais rápida, conquistando justamente o ponto extra que separa ele e Wehrlein na tabela de classificação. A disputa entre ambos na rodada dupla decisiva no próximo fim de semana promete fortes emoções.

Já os pilotos brasileiros não tiveram sorte na corrida virtual deste sábado. Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) largou em 16º e terminou em 17º, enquanto Lucas di Grassi largou em 21º e fechou na 22ª posição.

No Challenge Grid, o esloveno Kevin Siggy conquistou sua terceira vitória na temporada e concolidou ainda mais a sua liderança na competição.

Siggy fez uma corrida tranquila, e apesar da rodada dupla no próximo fim de semana, o piloto esloveno já tem a liderança garantida para a prova decisiva no domingo, independente do que acontecer na pista na corrida de sábado.

A rodada dupla e decisiva do Desafio ABB Formula E Race at Home será realizada no próximo fim de semana, com uma corrida virtual no sábado (06) e outra no domingo (07).

O vencedor da corrida falou após a vitória. “Hoje tive um resultado perfeito, com a pole position, volta mais rápida e a vitória na corrida. Tem sido um ótimo dia de trabalho! Hoje deu tudo certo, não tive problemas…venho procurando isso há tempos”, declarou Vandoorne.

Pascal também falou sobre o evento. Segundo o piloto: “Foi um bom resultado. Com a penalidade, tive que começar em sétimo e consegui terminar em segundo. Foi uma boa batalha para chegar lá. Mesmo que o carro já estivesse danificado, o ritmo me pareceu bom e eu apenas defendi minha posição, mas sempre tentando conseguir boas saídas para manter Oliver [Rowland] e Neel [Jani] atrás de mim. Em suma, o segundo lugar não foi ruim”.

CONTATOS

Flávio Perez, gerente de comunicação no Brasil (On Board Sports)
flavio@onboardsports.net | +55 (11) 99949-8035

Katarine Monteiro, assessora de imprensa no Brasil (On Board Sports)
katarine@onboardsports.net | +55 (11) 99217-6474

Rodrigo Nascimento, redator da On Board Sports
redacao@onboardsports.net | +55 (11) 98475-8579

Samuel Wakefield, Diretor de Comunicação da CSM (Formula E – Reino Unido)
samuel.wakefield@csm.com | +44 (0) 7788 352 002

Formula E Comunicados
media@fiaformulae.com

Sobre a ABB FIA Formula E Championship:
A ABB FIA Formula E Championship é a categoria mais equilibrada e mais competitiva do automobilismo, com corridas elétricas imprevisíveis e emocionantes no centro das cidades mais emblemáticas do mundo. A Fórmula E é a série que mais cresce no automobilismo e possui a melhor safra de pilotos e fabricantes renomados lutam por pontos, posição e vitórias.

A Fórmula E é mais do que apenas uma corrida na pista, é também um campo para testes e uma plataforma com um objetivo maior – testar novas tecnologias, impulsionar o desenvolvimento da linha de produção e colocar mais carros elétricos na estrada. Usando o espetáculo do esporte, a ABB FIA Formula E Championship está enviando uma mensagem poderosa e significativa para ajudar a alterar as percepções e acelerar a mudança para o elétrico, em uma tentativa de combater a crise climática, bem como enfrentar os efeitos devastadores da poluição do ar. www.FIAFormulaE.com

Siga a ABB FIA Formula E Championship no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube. @FIAFormulaE #ABBFormula

Sobre a ABB:
ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais, com quatro áreas globais focadas no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, tudo suportada por sua plataforma digital comum ABB Ability ™. O negócio de Power Grids, líder de mercado da ABB, será levado para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com

Sobre a Unicef:
A Unicef é a organização líder mundial para a infância, promovendo os direitos e o bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir esse compromisso em ação prática, concentrando esforços especiais em alcançar as crianças mais vulneráveis e excluídas, para o benefício de todas as crianças, em todos os lugares. www.unicef.org.uk