Squash: Tarek Momen é o campeão do Mundial PSA do Qatar

0
Foto: Samer Al-Rejjal (QTF)

O egípcio venceu Paul Coll da Nova Zelândia com extrema facilidade e conquistou seu primeiro título mundial

O retrospecto em finais não era o mais positivo para Tarek Momen, com 24 finais na carreira e apenas 6 títulos.

Na última temporada foram cinco vice-campeonatos, incluindo o último mundial de Chicago. E mesmo com a pressão, o egípcio conseguiu superar em apenas 39 minutos o neozelandês Paul Coll por 11-8, 11-3 e 11-4 para consagrar-se campeão mundial pela primeira vez.

Coll que vinha de um excelente torneio, teve um problema de lesão na coxa direita na semifinal e não foi páreo para Momen, que com o título no Qatar faturou R$ 192.000,00 de premiação e garantiu uma vaga para o PSA World Tour Finals, que acontecerá em junho de 2020.

Após um primeiro game equilibrado vencido nos detalhes, Momen conseguiu anular qualquer tentativa do neozelandês que sucumbiu rapidamente nos games seguintes. O placar do segundo e terceiro game mostram claramente a superioridade do egípcio que fez certamente a melhor partida de sua carreira.

“Sabia que não poderia dar chances para o Paul (Coll) entrar no jogo. Ele vinha tendo uma excelente semana e eu tinha que fazer de tudo para tirá-lo da partida de qualquer jeito. Acho que após o primeiro game, o jogo foi controlado e a pressão acabou toda com ele.” analisou Momen em coletiva.

Momen ainda comentou sobre a pressão que viveu durante o torneio: “Foi a semana mais difícil da minha vida. Só eu sei a pressão que enfrentei após cada jogo, pois o “monstro” era cada vez maior. A mesma alegria que sinto neste momento contrasta com o alívio de finalmente ter conquistado um mundial”.

Com 31 anos, Momen entra definitivamente no hall dos grandes jogadores do Egito, sendo o sexto campeão mundial oriundo do país. A conquista é a quarta seguida do país que atualmente domina o esporte, com cinco jogadores entre os dez melhores do mundo. Entre os 16 jogadores qualificados para a quartas de final deste mundial, oito eram egípcios.

Foto: Samer Al-Rejjal (QTF)

O jogo final teve todos os ingressos vendidos, foi transmitido para mais de 30 países e disponibilizado via streaming pela internet. O sucesso da PSA World Tour foi consagrado com o melhor torneio da temporada. Com uma estrutura acima das expectativas, a Federação de Squash do Qatar conseguiu elevar o nível do esporte. No próximo ano a cidade de Doha sediará novamente o Qatar Classic 2020, torneio da categoria Platinum. O próximo mundial da PSA ainda não tem uma sede definida.

Saiba como foi o evento com a chave e os resultados Mundial do Qatar:
https://psaworldtour.com/tournaments/view/9359

Serviço:
PSA World Championship 2019-20
Organização: PSA – Professional Squash Association e QTSBF – Qatar Tennis, Squash and Badminton Federation
Categoria: World Championship
Premiação Total: R$ 1.300.000,00
Site Oficial (em inglês): www.qatarsquash.org
Diretor do Torneio: Sr. Tariq Zeinal
Crédito de imagens: Samer Al-Rejjal (QTF)

Transmissões: A final do Campeonato Mundial de Squash PSA foi transmitida com exclusividade pela SquashTV (https://psaworldtour.com/tv) via streaming e pode ser assistida no Brasil mediante assinatura. Os melhores momentos dos jogos podem ser assistidos pela página oficial da PSA no Facebook (https://www.facebook.com/PSAworldtour/) ou no canal do Youtube da PSA World Tour (https://www.youtube.com/user/psasquashtv).

A On Board Sports acompanhou com exclusividade em parceria de conteúdo com a QTSBF o PSA World Championship 2019-20. Informações adicionais sobre o evento, contate Eduardo Passos edu@onboardsports.net.