Seleção Paranaense de Triathlon na grande final da Copa Brasil de Sprint em Vila Velha (ES)

Equipe do estado terá cinco representantes na decisão. Prova terá 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida

0

Seleção Paranaense de Triathlon será bem representada na grande final da Copa Brasil de Sprint, marcada para o fim de semana, na praia de Itaparica, em Vila Velha (ES). A equipe terá cinco atletas na disputa dos 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. São eles: Kauane Kosinski, Vitor Cardoso, Eduardo Lass, Fellipe Santos e Luis Ohde. “É uma prova tradicional no Brasil! Já está em sua trigésima competição e essa final reúne os melhores de cada estado. Por isso a prova será bem disputada. O Paraná sempre foi um celeiro de grandes atletas na modalidade e segue nesse caminho formador. Estamos resgatando a criação de atletas de alto-nível no estado visando as competições olímpicas, mundiais e pan-americanas”, disse o experiente treinador Homero Cachel. “São atletas que já conseguem bons resultados no estado e projetam evoluir ainda mais no cenário nacional. O grupo está animado com esse apoio, pois é um projeto de vida para todos”.

O objetivo da Seleção Paranaense de Triathlon é elevar ainda mais o nível dos competidores locais.
“São jovens atletas com futuro pela frente, que podem fazer história como o Juraci Moreira, padrinho do projeto”, ressaltou Homero Cachel.

Felipe Santos e Luis Ohde, por exemplo, vão fazer o Ironman do Havaí e depois devem ser direcionados para o olímpico. O Eduardo Lass tem chance de classificação olímpica e disputa os principais eventos mundiais.

“O estado do Paraná sempre formou atletas e tem tradição em várias modalidades, principalmente no triathlon. Nós investimos na base e no alto-nível. Temos profissionais altamente capacitados para dar continuidade ao trabalho da escolinha ao alto-rendimento. Uma das nossas diretrizes foi aumentar o número de provas de aquatlon – natação e corrida – e duatlon – ciclismo e corrida”, explicou Luis Iran, presidente da Federação Paranaense de Triathlon.

O projeto

O time é formado pelo estado do Paraná por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. A FPTRI – Federação Paranaense de Triathlon – formou o grupo de alto-rendimento visando a disputa das principais provas do país e fortalecer ainda mais a modalidade na região. A seleção é composta por 4 homens e 1 mulher, todos entre 19 e 25 anos.

“Ver uma seleção do meu estado sendo formada e apoiada por meio de um projeto como este é motivo de muita alegria! Representei o Paraná por anos e nunca tivemos uma seleção estruturada desta maneira, todos os envolvidos estão de parabéns, principalmente os patrocinadores que são fundamentais para o sucesso de qualquer atleta”, disse Juraci Moreira, medalhista pan-americano e único triatleta do país a disputar três olimpíadas. Os patrocinadores do projeto são a COPEL e a SANEPAR.

Sobre a COPEL

A Companhia Paranaense de Energia atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra todas as cidades do Estado. Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.

Sobre a SANEPAR

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar é uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do País, pronta para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços. A companhia atende 345 dos 399 municípios do Paraná e 289 distritos ou localidades de menor porte no estado, além de Porto União em Santa Catarina. A Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa é referência no setor, por aliar eficiência operacional e resultados econômicos a uma sólida política socioambiental.

Mais informações sobre a Seleção Paranaense de Triathlon no site: www.fptri.com.br