Saiu na mídia: Julia Ayoub sobre o Troféu Ayrton Senna

0
Por mais mulheres no automobilismo
por Julia Ayoub, kartista brasileira de 14 anos
 
Olá, leitores do LANCE! Pela primeira vez teremos uma categoria exclusiva para as mulheres no Brasil na disputa do Troféu Ayrton Senna de Kart, que será disputado em 25 de janeiro, em Birigui (SP).
Será uma competição importante por várias razões. A primeira delas é porque essa corrida era muito esperada pelo Tuka Rocha, e também porque acontecerá na pista que receberá o Mundial de Kart FIA 2020, e sobretudo, manterá acesa a memória do nosso grande ídolo Ayrton Senna.
Eu acho que isso deve despertar interesse dos órgãos responsáveis pelo automobilismo a conversar mais sobre esse assunto tão importante que está sendo destaque, principalmente na Europa. Esse era o maior desejo do Tuka Rocha.
Na minha opinião, as mulheres não são incentivadas. Lá fora, as competidoras têm uma comissão chamada Women in Motorsport criada pela FIA para incentivar a nova geração a compreender que homens e mulheres têm um “papel idêntico no esporte”, sendo como pilotos, engenheiras, mecânicas, e também promovendo-as na mídia. E eu acho que é isso o que falta no Brasil.

Comecei a correr profissionalmente em 2016 e fui destaque no Mundial de Kart FIA 2019 com uma boa classificação, depois de uma temporada correndo na Europa, com os melhores pilotos do mundo.
A minha preparação para o mundial deste ano já começou…Conhecer a pista ajuda bastante não só pelo traçado em si, mas também pelo acerto do equipamento em geral.
Além dos treinos no kart, tenho focado bastante na minha alimentação, treinamento físico e principalmente o mental com exercícios específicos para concentração, reflexo, respiração e meditação.
Obrigada pelo espaço e convido a todas a prestigiar o kart feminino no Troféu Ayrton Senna.