Qatar Total Open 2020: “Em casa”, tunisiana vence a 3ª do mundo e avança

0
Ons Jabeur; Foto: Samer Rejjal - QTF

Com o apoio da torcida, Ons Jabeur venceu a tcheca Pliskova e está nas quartas-de-final de simples do Aberto do Doha

O Qatar Total Open 2020, que está sendo realizado até sábado (29) em Doha, no Qatar, chegou ao seu quarto dia com as definições das quartas-de-final de simples e as semifinais de duplas.

A 18ª edição do torneio, que começou no último domingo (23), reúne as principais jogadoras de tênis do mundo, incluindo seis das top 10 do ranking da WTA (Associação de Tênis Feminino).

O dia foi marcado pela derrota da terceira melhor jogadora do mundo, a tcheca Karolina Pliskova, para a tunisiana Ons Jabeur e pela classificação da campeã de 2018, a tcheca Petra Kvitova.

Com a torcida do Khalifa International Tennis and Squash Complex quase toda a seu favor, a tunisiana conseguiu vencer a número 3 do mundo e campeã do torneio em 2017 pela primeira vez na carreira. No único confronto, Karolina venceu a tunisiana no US Open de 2019.

Dessa vez foi diferente, Jabeur venceu o primeiro set por 6-4, no segundo Pliskova reagiu e venceu por 6-3. No terceiro e último set as duas batalharam até o final, e a tunisiana, mesmo com dores no pé, fechou o set e o jogo por 6-3. Essa foi uma das vitórias mais importantes da carreira de Jabeur, número 44 do ranking da WTA.

“Eu tive jogar muito bem, ela é uma jogadora difícil e, especialmente, seu saque não é fácil de quebrar, então eu tive que realmente sacar bem e estar pronta para o retorno dela.Estou feliz por ter mantido um jogo, foi uma multidão louca, eles acharam que era uma partida de futebol (risos). Mas estou feliz por eles estarem aqui para me apoiar”, comentou a tunisiana.

“Estou muito feliz por eles terem vindo, felizes por ver todas as bandeiras da Tunísia, é uma sensação inacreditável e espero poder vê-los amanhã. Estou ansiosa para a próxima partida. Ela é uma grande jogadora e eu acho que vou estar pronta, estou melhor que no ano passado, então tenho grandes esperanças para amanhã”, completou.

Jabeur enfrentará Kvitova nas quartas

Campeã de 2018 do torneio e número 11 do mundo, Petra Kvitova enfrentou Jelena Ostapenko, da Letônia em grande jogo na quadra central torneio. Kvitova venceu o jogo por 6-2, 5-7 e 6-1 e está nas quartas-de-final do torneio.

“Foi complicado jogar hoje com esse vento. Foi bem exaustivo por conta do vento e do sol, mas tentei ser paciente. O objetivo é jogar pelo título e vou atrás disso. Isso é o legal do tênis, um dia pode ser completamente diferente do outro. Espero que meu corpo esteja bom amanhã e que as condições estejam melhores.”, disse Kvitova após o jogo na coletiva de imprensa.

Medalhista de bronze no Rio 2016, a tenista ficou nove meses fora das quadras quando, em dezembro de 2016 foi esfaqueada durante assalto em sua residência na cidade de Prostejov. Na época ela teve lesões na mão esquerda, com fratura exposta e risco de perder alguns dedos.

A chinesa Saisai Zheng, número 37 do ranking, em um jogo duro em Doha venceu a holandesa número 6 do mundo, Kiki Bertens. A holandesa venceu o primeiro set por 6-3 e perdeu o segundo pelo mesmo placar. No último e decisivo set a chinesa foi melhor e ganhou por 6-4.

Zheng enfrenta agora nas quartas-de-final a número 13 da WTA, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que venceu a grega Maria Sakkari, por 6-3, 6-0.

“Foi muito difícil, o vento estava soprando para o lado direito então há sempre um lado contra, você deve sempre lembrar o que está acontecendo e fazer o seu melhor. Amanhã vai ser um jogo igualmente difícil. Ela tem um saque forte, vamos preparar o nosso melhor e só temos que ver quem será a melhor amanhã, às vezes há vento, há sol e tudo pode mudar. Então eu acho que estou apenas tentando focar e tentar jogar bem no momento”, disse Zheng.

A suiça Belinda Bencic, número 9 do mundo, venceu Yulia Putintseva do Cazaquistão, que eliminou a última campeã do Torneio, Mertens. O placar final do jogo foi de 6-4,6-3. Ela enfrenta agora a russa Svetlana Kuznetsova, depois da retirada da americana Amanda Anisimova, por problema intestinal.

A número 1 do mundo em simples, a australiana Ashleigh Barty, também já está nas quartas-após a saída de Elena Rybakina, do Cazaquistão, do torneio. Barty enfrentá nas quartas-de-final a espanhola Garbiñe Muguruza, que venceu por 6-2, 6-4 a ucraniana Dayana Yastremska.

Duplas

As semifinais de duplas foram definidas nesta quarta-feira (25). As tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova venceram a turca Cagla Buyukakcay e a alemã Laura Siegemund por 6-1, 6-2.

As duas enfrentam a tcheca Barbora Strycova e Su-WeiHsieh de Taipei que derrotam a norte-americana Sofia Kenin e a suiça Belinda Bencic por 6-4, 6-2.

Na outra partida das quartas-de-final de duplas, a francesa Kristina Mladenovic e a húngara Timea Babos venceram a americana Nicole Melichar e a chinesa Yifan Xu pelo placar de 6-3, 6-3. Agora elas enfrentam a canadense Dabrowski e Jelena Ostapenko, da Letônia, que venceram no terceiro set a belga Elise Mertens e a bielorrussa Aryna Sabalenka pelo placar de 4-6, 6-1 e 10-4.

Única brasileira na competição, a medalhista Pan-Americana Luisa Stefani foi eliminada nas duplas logo na primeira rodada. Ao lado da americana Hayley Carter, Stefani foi superada por Makoto Ninomiya do Japão e Zhaoxuan Yang da China por 6-2, 3-6, 10-7.

Coletiva de imprensa com as crianças

Todos os dias, após as coletivas de imprensa com jornalistas locais e internacionais, a organização do Qatar Total Open faz uma mini coletiva de imprensa com crianças das escolas públicas de Doha.

São selecionadas algumas crianças do país que fazem perguntas de todos os tipos para as estrelas que disputam o Torneio de nível “Premier 5”, um dos mais importantes do planeta e que reúne os principais nomes do tênis feminino.

Nesta quarta-feira (26) foi o dia da número 11 do mundo, e campeã em 2018 do Total Open, a tcheca Petra Kvitova passar pela sabatina.

Confira os resultados do quarto dia e a chave do torneio no site oficial:
https://www.wtatennis.com/tournament/1003/doha

Serviço:

Desde 2015 a Agência On Board Sports cobre com exclusividade para a América do Sul todos os eventos da QTSBF (Qatar Tennis, Squash and Badminton Federation) em parceria de conteúdo. O Qatar Total Open 2020 conta com o apoio de Total, Ooredoo, Qatar Duty Free, Qatar Airways, Aspetar, QTerminals, Jaguar, Land Rover e Rolex.

Direito autoral de imagens cedido pela QTF – Qatar Tennis Federation.

O evento não tem transmissão dos canais brasileiros, mas pode ser visto pelo site da WTA.
—–

Entre em contato com a equipe On Board Sports no Qatar:

🏊‍♀ Katarine Monteiro
📧 katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99217-6474
🔛 www.onboardsports.net