Principais influenciadores da vela brasileira confirmados no VelaShow 2020

0

Nomes como Beto Pandiani, Família Grilo, Família Previdi, Jorge Souza, Aleixo Belov, entre outros já estão entre os confirmados para o evento em Niterói (RJ).

Os principais influenciadores da vela brasileira, incluindo youtubers do setor náutico, estão confirmados no VelaShow 2020, que será realizado de 3 a 5 de abril, no Clube Naval Charitas, localizado nos arredores da Baía de Guanabara, em Niterói (RJ).

O evento reunirá uma plataforma de comunicação e negócios exclusivamente voltada para a vela no Brasil, incluindo exposições e workshops. Os palestrantes foram escolhidos pelos organizadores por abordarem todo o segmento de vela no País, incluindo competições, travessias entre oceanos e vida a bordo.

Para assistir as palestras, basta adquirir o ingresso no site do evento (www.velashow.com) e chegar no local com antecedência (tendo em conta o dia e horário de cada palestra).

Os organizadores esperam receber mais de 50 representantes de marcas relacionadas ao mundo náutico, como estaleiros, veleria, empresas de charter, embarcações expostas e outros.

”Os participantes do VelaShow terão uma gama enorme de assuntos para conhecer do mundo da vela. O contato com pessoas que vivem no mar, por exemplo, é inspirador. As histórias são cativantes”, disse Edilberto Almeida, organizador do evento.

As palestras serão realizadas nos três dias no Clube Naval Charitas.

Palestras da sexta-feira, 3 de abril

No primeiro dia de evento, 3 de abril, já estão confirmadas as palestras sobre o Projeto Grael, Tio Spinelli, do jornalista Jorge Souza, do velejador Cláudio Capelo e da Global Star.

Jorge Souza, jornalista e ex-editor da revista Náutica, comenta sobre seu livro “Histórias do Mar”. “Na palestra eu  conto umas 10 historias que estão no livro e mostro algumas imagens destas historias já que são todas verídicas”, comentou.

O  livro, que já é um sucesso, teve 2.000 exemplares vendidos em menos de 8 meses.

Palestras do sábado, 4 de abril

No sábado (4) estão confirmados: Luciano do Bora, da Família Grilo (do “Bora – Uma aventura de veleiro pelo mundo”), Aleixo Belov, conhecido como o primeiro navegador a dar uma volta ao mundo em solitário com veleiro de bandeira brasileira, o “Três Marias”,  Matajussi, Marcelo Bonilla, Fernando Previdi e Denilson Fuchs.

Fernando e sua família são esperados no sábado para a palestra: Morando no veleiro com as crianças – a família de classe média raspou todas as economias e largou tudo para morar em um veleiro catamarã com os filhos.

A família composta por Jamille e Fernando, e os filhos André (8 anos) e Laura (6 anos), contará os detalhes de como concretizar o sonho e a deliciosa rotina dos seus três primeiros anos no mar, incluindo HomeScholling e Charter.

“O ponto chave é a participação das crianças. A gente dá um enfoque muito na grande na palestra em mostrar o dia a dia das crianças. E, sempre que possível, as próprias crianças falam e vão se soltando, o que deixa a palestra bem legal”, comentou Fernando.

“A gente conta como é o dia a dia das crianças. A consciência ecológica que você ganha morando no barco. Esse ano a gente vai falar bastante sobre o HomeSchooling, dentro do barco que é algo que chama muita atenção. A gente vai explicar como a gente sobrevive financeiramente, e fazemos um breve resumo de como foi a nossa história.”, completa.

Marcelo Bonilla em sua palestra falará das dificuldades mais comuns na aprendizagem da vela e passará dicas de como superá-las. “Abordarei também os equívocos que observo nos iniciantes na escolha do primeiro veleiro e proponho uma mudança de paradigma, tendo como base os princípios da simplicidade e da liberdade que o veleiro pode proporcionar”, disse Bonilla.

“Tenho uma expectativa muito positiva deste evento, acredito que terá um público maior do que o primeiro e presença de mais fabricantes de veleiros. O grande desafio inicial, a primeira edição, foi um sucesso. Agora é ir ajustando e melhorando a cada ano”, completou.

Palestras do domingo, 5 de abril

No domingo, os palestrantes  já confirmados são Beto Pandiani, Felipe Machado e Beto Toledo (do canal no Youtube “Sailing Around The World”).

O velejador Beto Pandiani, com sete expedições pelos mares do mundo no currículo, já planeja os próximos desafios. Em 2021,ele fará a Passagem Noroeste, entre o Norte do Canadá e o Alasca.  Será  uma viagem de mais ou menos 100 dias.

Beto Pandiani falará dessa aventura e de outras no VelaShow“Faz tempo que eu não faço uma palestra aberta no Rio de Janeiro. Tenho muitos amigos e conhecidos da vela que nunca viram uma palestra minha.A verdade é que muita gente que me acompanha, segue as viagens e tudo mais, não tem uma noção exata do que aconteceu nessas sete viagens. Na palestra eu consigo fazer uma síntese precisa do que aconteceu, de como foram organizadas as viagens”, comenta Pandiani.

“É sempre um mergulho interessante e eu tenho tido ótimos resultados nessas minhas apresentações. E isso aconteceu na primeira edição do Vela Show, que aconteceu em Itajaí, onde eu pude perceber que as pessoas que estavam lá, que são pessoas do mar, se sentiram muito conectadas e foram surpreendidas pelas histórias”, disse.

O navegador Beto Pandiani e sua equipe farão um filme sobre as mudanças climáticas durante a nova expedição. “Como o Ártico está desgelando nos verões e é exatamente por onde vamos passar, é apropriado a gente levar um cientista e uma equipe de cinema no barco de apoio para documentar e falar sobre o que está acontecendo, comentou.

Sobre a edição do VelaShow em Niterói, o explorador tem altas expectativas de público e adesão.

“A próxima edição do Vela Show em Niterói eu achei ótimo. A mudança é sadia, ainda mais em um Brasil tão grande. Niterói é muito importante, ainda mais no cenário de competição. Dessa cidade já saíram muitas medalhas. Obviamente por ser um evento novo ele tende a crescer, pois a cada ano ele vai ganhando força”, concluiu.

Beto Toledo, que apresentará a palestra “Velejando pelo Mediterrâneo”, ainda completa:  “O VelaShow é uma oportunidade enorme para a vela brasileira, com eventos exclusivos para o segmento a gente espera uma retomada no interesse e nos investimentos. Um encontro como este presencial cria oportunidades, networking, troca de informações e crescimento. Nós damos todo apoio para qualquer iniciativa que vise crescer o alcance e desmitificar o mercado”, disse.

O VelaShow 2020 reunirá também regatas nos dias 4 e 5 de abril com os barcos das classes RGS, ORC, IRC e Bico de Proa abrindo o calendário, depois uma competição para os monotipos Laser e Dingue e Optimist.

Para saber mais sobre o evento, acesse o site: www.velashow.com.

—–

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♂️Flavio Perez e Katarine Monteiro
📧 flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net