Paixão pelos estudos une família de triatletas mirins em Caucaia (CE)

Mãe de alunas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é exemplo de dedicação ao aprendizado

A paixão pelo aprendizado é o traço que mais se destaca na casa das triatletas mirins Vitória Lia dos Santos Verçosa, 11 anos, e Laura Lia dos Santos Verçosa, 9.

Alunas da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, em Caucaia (CE), as duas têm na mãe, Arliene, o grande exemplo de dedicação aos estudos.

As dificuldades de uma infância humilde, sem muitas condições para estudar, marcaram Maria Arliene dos Santos Costa, 34 anos.

Formar-se professora e ensinar outras pessoas transformou-se num sonho que ela batalha diariamente para conquistar. Hoje, divide o tempo entre o curso de Pedagogia, no terceiro semestre, as aulas de reforço escolar e a ajuda nos estudos das filhas.

“Estudar é importante, para mim. Sempre gostei de acompanhar o que as meninas aprenderam a cada aula. E elas também gostam de entregar as tarefas para os professores, fazer as avaliações, participar dos projetos. São engajadas na escola desde cedo”, conta Arliene, orgulhosa.

Educação por meio do esporte

Mesmo sem nunca ter praticado um esporte, Arliene fez questão de matricular as filhas na Escolinha de Triathlon. Seria uma oportunidade das meninas adquirirem novos valores e objetivos. E, de acordo com a mãe, o projeto já faz diferença no desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial das duas irmãs.

“A Arliene sempre acompanha as filhas nos treinos, quer saber como elas estão e se dispõe a ajudar de todas as formas. Eu percebo que a dedicação, o cuidado, a atenção, sensibilidade e amor que ela tem pelas meninas são fatores cruciais para o ótimo desempenho delas, tanto na escola quanto aqui no projeto”, destaca a professora Leidy Serafim, da Escolinha de Triathlon.

Dando aulas de reforço pela manhã e à noite, supervisionando as tarefas de Vitória e Laura e assistindo às aulas da faculdade à noite, a rotina tem sido puxada. O difícil acesso à tecnologia para o trabalho e os estudos, já que contam apenas com um celular e um notebook, é mais um obstáculo. E a distância das filhas, à noite, também é uma preocupação. Mas Arliene sonha com um futuro em que as três terão seus diplomas universitários.

“Assim como eu quero concluir o curso de pedagogia, é um sonho para mim vê-las formadas. Quero que elas possam ser exemplos no triathlon, na sociedade”, reforça Arliene.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem