Neptunus HP resgata história dos Mirsky

O nome Neptunus fez sucesso nas principais regatas oceânicas do pais e também na Semana de Vela de Ilhabela em décadas passadas. Era a marca de Sérgio Mirsky, um velejador que fez história na modalidade com seus barcos que muita das vezes era o fita-azul (aquele que chega primeiro) nas provas de percurso longo. A tradição passou de pai para filho e André Mirsky se consolidou como atleta profissional. O Neptunus volta à raia em 2017 sob o comando de André, que herdou a responsabilidade de levar o nome da família na vela oceânica a bordo de um HPE30.

”Neptunus HP é a junção do lendário nome da vela nacional, Neptunus, barco com maior número de Fitas Azuis na história, que era do meu pai, Comandante Sergio Mirsky; com o HP no fim que deriva da HPE (High Performance Equipment). Acho que a vontade de homenagear o meu pai foi maior, afinal desde a morte dele quando vendemos os barcos, não havia mais Neptunus nas raias, e hoje com a nossa realidade financeira, esse HPE30 é o melhor que conseguimos fazer para resgatar um pouco da nossa tradição”, disse André.

O velejador recorda também que chegou a comandar o Neptunus quando tinha apenas 15 anos na Semana de Vela de Ilhabela. Fato que marcou a vida de Andre Mirsky. ”Meu pai impossibilitado de participar, me colocou como comandante do Neptunus VII, um Bruce Farr 50 pés com 12 tripulantes, disputamos o titulo regata a regata, mas o nosso mastro quebrou na penúltima prova, e ali acabou para nós..frustrante, mas levei para casa um prêmio especial da organização de comandante mais novo, acho que ali realmente começou o meu amor pela Semana de Vela”.

Agora em 2017 a história será diferente! É um monotipo e com adversários de peso na raia entre os HPE30. Mas André Mirsky é direto quando perguntado sobre o possível resultado. ”Nosso objetivo é vencer na categoria HPE30. Durante a Semana de Vela de 2016 vimos como o HPE30 velejava bem, muitas vezes com a mesma velocidade que um S40 no popa. Nós estamos melhorando a cada dia, principalmente com a forma de levar o barco no contravento. O Phoenix foi cedido para uma equipe Argentina, estamos com o caminho livre para ganhar. O Carioca Jr. do Roberto Martins é um adversário que sempre vem forte, estaremos de olho neles”.

O HPE30 é um one design fabricado no Brasil pelo estaleiro Rio Star, do velejador Roberto Martins. Desenho é do Javier Soto e tem 30 pés. O barco tem quilha, leme e gurupés em fibra de carbono, algumas peças em alumínio como o mastro e retranca para baratear o custo e impulsionar a indústria nacional, segundo André Mirsky.

A tripulação é a mesma desde 2000 quando a equipe obteve a tríplice coroa – Santos Rio, Victor Demaison e Circuito Rio. A nova integrante é Kyra Penido Mirsky, esposa de André e filha de Eduardo Penido, campeão olímpico em Moscou 1980.

Mais informações:

Site oficial – svilhabela.com.br

Facebook – svilhabela

Twitter – svilhabela

Instagram – svilhabela

Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem