Na Itália, Samir Barel faz os ajustes finais para última etapa do Grand Prix de Maratona Aquática

0
Itália

Depois de sete meses de muita disputa, chegou a hora de Samir Barel fechar com chave de ouro o principal circuito de maratona aquática da temporada. Para isso, o nadador brasileiro está se aclimatando em Nápoles, na Itália, onde será realizada a última etapa do Grand Prix de Maratona Aquática da FINA, marcada para o dia 7 de setembro. O trajeto de 36 quilômetros irá reunir 30 atletas de alto nível, de 17 países e 3 continentes.

“Até lá é treino pela manhã e a tarde, nadando entre de 8 e 10 quilômetros por dia. É a última e mais esperada etapa do ano para mim. A meta é terminar bem essa última prova e concretizar o objetivo de completar o circuito que reúne a elite da modalidade, mostrando que os sonhos podem ser realizados com disciplina, vontade e muito planejamento”, destaca o nadador de 31 anos.

Das sete provas de 2014, Samir Barel só ficou de fora do percurso realizado no Lago Magog, no Canadá. Com os pontos somados até o momento, o atleta pretende ajudar o Brasil a ficar entre os melhores do ranking mundial. “O ritmo e consistência dos atletas que competem neste circuito é muito forte. Mas acredito que seja possível terminar entre os 12 melhores. Gosto muito de nadar no mar. O fato da água ser mais densa me ajuda muito pois tenho uma estrutura física bem pesada em relação a todos”, finaliza o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido cinco etapas, e recentemente foi o campeão da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.