Maratona Aquática: Samir Barel encara Travessia do Canal de Ilhabela neste domingo

0

Depois de se tornar um dos primeiros nadadores a dar a Volta na Ilha de Anchieta, em Ubatuba, no mês de setembro, Samir Barel está de volta ao Litoral Norte de São Paulo para encarar mais um desafio. Com largada em São Sebastião, a Travessia do Canal de Ilhabela conta com um percurso de 3.800 metros bastante conhecido, mas com diversos percalços.

“Como o canal é bem fundo, tem muita correnteza, porém, ela geralmente é a favor, o que ajuda muito. A menos que o tempo mude, não há previsão de alteração da direção da corrente. Tudo se encaminha para uma prova tranquila”, explica o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

A prova deste domingo (23) será mais um treino reforçado para Samir Barel, que antecipou sua preparação para a temporada 2015, onde pretende realizar uma das travessias mais difíceis da maratona aquática mundial: O Canal da Mancha, na Europa. “Será bom para entrar no ritmo de competição e recuperar a forma para 2015. Esse ano ainda tem os quatro quilômetros do Circuito Rei e Rainha do Mar, na praia de Copacabana, palco dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Daqui pra frente toda prova é importante para atingir a meta de concluir o Canal da Mancha no ano que vem”, finaliza o nadador.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.