Knut Frostad deixa o comando da Volvo Ocean Race

0

Depois de oito anos como CEO da maior regata de volta ao mundo do planeta, norueguês entregará o cargo em dezembro deste ano por razões familiares. O norueguês Knut Frostad anunciou que irá deixar o cargo de CEO da Volvo Ocean Race no fim da temporada 2015 por motivos familiares. O ex-atleta olímpico de 48 anos comandou a regata nas últimas três edições (2008-09, 2011-12 e 2014-15).

Um dos principais legados de Knut Frostad no cargo máximo da organização foi a introdução dos barcos rigorosamente iguais no evento anterior. ”Estou muito orgulhoso por ajudar a transformar a regata numa organização profissional e de alto nível. O evento consumiu quase metade da minha vida! Foi uma das decisões mais difíceis que tomei na minha carreira. Agora quero dedicar mais meu tempo para a minha família”.

Knut Frostad emendou: “A Volvo Ocean Race se inseriu no futuro da modalidade com o formato one-design dos barcos. Temos uma grande equipe em nossa sede em Alicante e os patrocinadores Volvo Car Group e Volvo Group continuam empenhados em elevar o nível da regata”.

Como velejador, Knut Frostad disputou quatro edições da Volvo Ocean Race. Em 2005-06 foi integrante do Brasil 1. Em 2001-02, o norueguês comandou o Djuice Dragons, em 1997-98 correu no Innovation Kvaerner e em 1993-94 no Intrum Justitia.

Integrantes do alto escalão do Volvo Ocean Race comentam a decisão de Knut Frostad.

“Knut tem feito um trabalho fantástico no comandando e desenvolvimento da Volvo Ocean Race. É um líder mais do que apaixonado. Nós compreendemos e respeitamos o seu desejo de passar mais tempo com sua família. Vamos sentir muita falta dele”, escreveram em uma declaração conjunta Henry Sténson, vice-presidente sênior do Volvo Group, e Per Löjdquist, presidente do conselho da Volvo Ocean Race.

“Knut é a cara e força motriz por trás da regata mais desafiadora de oceano e de prestígio no mundo. Lamentamos, mas, ao mesmo tempo, respeitamos sua decisão. Nós só podemos desejar o melhor pra ele e sua família”, acrescentou Alain Visser, vice-presidente sênior de marketing, vendas e serviços ao cliente da Volvo Car Group.

Knut Frostad resume bem a Volvo Ocean Race parafraseando o falecido Sir Peter Blake: “Não há nada como essa regata . Ela entra no seu sangue e você não pode se livrar dela! A Volvo Ocean Race é uma experiência única na vida e estou realmente grato por dedicar meu tempo como chefe da organização, mas também por todas as amizades que se formaram durante este tempo.

“Tem sido um privilégio trabalhar para a Volvo e estar envolvido com todas as partes da regata. Muitos se tornaram amigos pessoais”, disse Knut Frostad, que permanecerá no cargo de CEO até o final de 2015. O seu substituto ainda não foi definido.