Itacibá II mantém a tradição dos Guanabaras na Semana de Vela de Ilhabela

O barco Itacibá II está inscrito na categoria dos clássicos na Semana de Vela de Ilhabela 2017, que será disputada de 7 a 15 de julho, no litoral norte paulista. O barco será comandando por Guilherme Clementi e vai reviver a tradicional Classe Guanabara, sucesso de público a partir da década de 1950 no Rio de Janeiro (RJ). O Itacibá II tem esse nome desde 1946, quando foi construído no estado do Espírito Santo. Segundo seu comandante, a embarcação tem 24 pés e é artesanal, feita cedro naval e peroba do campo.

“O objetivo de velejar é sempre a reunião com os amigos. Correr uma regata é sempre dar o melhor, ser competitivo. Velejar de clássico é manter viva a história. Velejar de clássico, durante a Semana de Vela de Ilhabela é tudo isso. Dar seu melhor, com os amigos para manter viva a tradição de velejar”, disse Guilherme. “A semana de vela representa justamente esse encontro com os amigos. O fortalecimento das amizades, as novas amizades, troca de experiências e novos aprendizados”.

Os mais experientes em vela oceânica dizem que os “Guanabaras” revelaram-se também ótimos barcos para regatas de percurso dentro da baía que lhes dera o nome e foram pioneiros no Brasil na formação do espírito de equipe. O Itacibá II, seu representante na Semana de Vela de Ilhabela 2017, entra para preservar a sua história.

E por falar em história, a palavra “Itacibá” deriva da expressão Tupí-Guaraní “yta-ssy-ba”, conjunção de três partículas com significado: Yta = pedra; ssy = mãe; ba = essência. Ou seja, “essência da mãe pedra” ou “Espírito da Mãe Pedra”.

Mais informações:

Site oficial – svilhabela.com.br

Facebook – svilhabela

Twitter – svilhabela

Instagram – svilhabela

Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem