Instituto Ingo Hoffmann oferece aulas de artes plásticas para pacientes

0
Instituto Ingo Hoffmann oferece aulas de artes plásticas para pacientes
Instituto Ingo Hoffmann oferece aulas de artes plásticas para pacientes

São oferecidas oficinas musicais, artísticas e teatrais na entidade em Campinas (SP).

O Instituto Ingo Hoffmann, entidade beneficente sem fins lucrativos, oferece aos pacientes e acompanhantes atividades artísticas que fazem parte do Projeto Cultural “Famílias do Instituto em Ação Cultura”.

O projeto tem o intuito de proporcionar mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento do câncer.

As aulas de artes plásticas trabalham as habilidades das crianças e são oferecidas todas as quartas-feiras das 14h às 19h. Entre as atividades, comandadas pela professora Jéssica Carolinne Candido, estão: pintura, artesanato, brinquedos de material reciclado, entre outras que trabalham inteligências e habilidades que aprendemos desde a pré escola (coordenação motora global e fina, atenção, etc).

“Muitos deles não frequentam há algum tempo ou nunca frequentaram a escola. Então desenvolvemos atividades que trabalhem questões escolares de forma mais leve e intuitiva. Para muitos é o primeiro contato no formato de turma, de aula com colegas. Tomamos cuidado para que as atividades sejam inclusivas para todos em suas diferentes idades e limitações”, comentou Jéssica.

As aulas, que são dadas no Instituto que fica ao lado Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento de crianças com câncer em Campinas, promovem a interação social e permitem com que as crianças brinquem uns com os outros, se conheçam, se concentrem nas atividades e trabalhem em grupo.

 “Acredito fielmente que isso seja um diferencial para amenizar, não só o “pensar” na doença, como nas dores e enjoos que sentem durante o dia todo”, disse a professora.

Jéssica está no seu primeiro mês dando aula no Instituto, porém trabalha desde 2002 com trabalho voluntário com crianças e adolescentes em diversas organizações como a A.M.I.C (Associação Amigos da Criança) e a Obra Social São João Bosco em Campinas.

“É uma oportunidade única e bem enriquecedora como ser humano. Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos como existem pessoas passando por situações extremamente difíceis, vivendo uma verdadeira batalha em suas vidas. Por vezes reclamamos de coisas tão ínfimas, banais. Trabalhar com essas pessoas, principalmente as crianças, com doenças graves, com certeza te faz pensar na sua vida. Está sendo uma experiência muito positiva, e sempre estou aprendendo com eles. Momentos de superação, partilha e novas amizades surgem a todo momento”, comentou.

O projeto oferece também oficinas de música, aulas de informática e arte digital, Literatura e Contação de história, cinema e aos sábados apresentações de música.
“O cuidado principal é pensar em atividades que integrem crianças de 1 ano a adolescentes de 17 anos. Que sejam interessante a todos. Claro que tomamos cuidado com os materiais usados, que sejam atóxicos e que não ofereçam nenhum risco às crianças. Como é um momento em que estão em tratamento, por vezes com imunidade baixa, é extremamente necessário pensar nesses detalhes”, completou Jéssica.

A viabilidade deste projeto, denominado Calendário de Atividades Socioculturais – Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores sênior: DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Sodexo e Banco Safra, patrocinadores júnior: Besins Healthcare, Alibra e 2º Tabelião de Protesto de Campinas, com elaboração, capitação e execução da Behind Esporte e Cultura.

O Instituto

Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005 tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini e não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Katarine Monteiro

📧 katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99217-6474

🔛 www.onboardsports.net