O Homem Banda anima criançada do Instituto Ingo Hoffmann nesta quinta-feira (5)

0
Teatro no Instituto Ingo Hoffmann
Teatro no Instituto Ingo Hoffmann

Peça marca retorno dos espetáculos teatrais pelo projeto Famílias do Instituto em Ação – Cultura, após o período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19

 

Os espetáculos teatrais e musicais estão de volta ao Instituto Ingo Hoffmann. E quem vai animar a tarde da criançada na sede da instituição em Campinas, nesta quinta-feira às 17h30, será um velho conhecido. O Homem Banda, da Cia1Péde2, traz Mauro Lauro Paulo com diversos instrumentos musicais, muito improviso e a arte do palhaço de rua. A peça foi um dos maiores sucessos de público em 2019, e faz parte do projeto Famílias do Instituto em Ação – Cultura.

Será a primeira peça teatral desde a suspensão das atividades no Instituto Ingo Hoffmann, em março, devido à pandemia de Covid-19. O projeto retomou as oficinas de música, artes plásticas e literatura em outubro, seguindo todas as medidas de segurança e cuidados sanitários vigentes. A área externa, readequada ao novo momento com instalação de divisórias de vidro no palco, agora está pronta para receber as apresentações mais uma vez.

“Queremos realizar um espetáculo com segurança, com bastante atenção às normas sanitárias, e que tenha o envolvimento do público”, destaca Rafael Cabello, coordenador das atividades culturais. “As crianças e suas famílias já passam por um momento difícil, de tratamento do câncer. E esses meses de isolamento social foram mais angustiantes, porque eles não podiam receber visitas nem ter acesso a nenhum tipo de entretenimento. Os espetáculos voltam para trazer uma vida ao Instituto, uma renovação nos ares. E, assim, cumprimos com o nosso papel social, cultural e educativo.”

A viabilidade do projeto de cultura, denominado Calendário de Atividades Socioculturais – Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores: DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Sodexo, Banco Safra, Usina São Domingos, Besins Healthcare, Alibra e 2º Tabelião de Protesto de Campinas, com elaboração, capitação e execução da Behind Esporte e Cultura.

O Homem Banda

A peça O Homem Banda mescla circo, música e teatro. A interação com a plateia é o principal trunfo do espetáculo da Cia1Péde2. A companhia foi criada pelo próprio ator da peça, Mauro e sua esposa, Mariana Ferreira, em Porto Alegre (RS). Há dois anos, os dois mudaram-se para Barão Geraldo, em Campinas.

A Cia1Péde2 já passou por 10 países: Chile, Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Polônia e Dinamarca. No Brasil, a Cia1Péde2 fez mais de 1.000 apresentações, reunindo mais de 200.000 espectadores, em 15 estados brasileiros.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br