GEOX Rome ePrix promete equilíbrio na Itália

0

Neste sábado (13) a ABB Fórmula E dá inicio a sua fase europeia, com o 2019 GEOX Rome ePrix. Será a segunda vez que a capital italiana receberá uma etapa do mundial dos carro elétricos.

Um dos mais desafiadores da temporada, o Circuito Cittadino dell’EUR é o mais longo do calendário, com 2.870 metros de extensão, com 21 curvas.

A linha de largada/chegada está localizada na Via Cristoforo Colombo, com os carros elétricos correndo ao redor do Obelisco de Marconi, tendo como pano de fundo o icônico Colosseo Quadrato.

Na temporada passada, a vitória ficou com o britânico Sam Bird (Envision Virgin Racing), seguido pelo brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) e o alemão André Lotterer (DS Techeetah).

“O formato da corrida mudou muito em relação ao ano passado, por isso não podemos nos apegar ao retrospecto. Gosto deste circuito, acho muito divertido. Mas sinto-me confiante em todos os circuitos e, sim, ganhei no ano passado aqui, mas vou a todas as pistas acreditando que posso marcar uma boa quantidade de pontos. Só preciso sair por aí, fazer o meu trabalho e continuar a conquistar os pontos – é simples”, declarou Sam Bird, quarto colocado no mundial deste ano.

Relembre como foi a etapa do ano passado.

Após seis etapas da quinta temporada, o campeonato mostra um enorme equilíbrio: apenas 10 pontos separam o português Antonio Felix da Costa (BMW i Andretti Motorsport), líder da competição, do sexto colocado Edoardo Mortara (Venturi).

Inclusive, foram seis vencedores diferentes em seis corridas disputadas, e cada um deles de uma equipe distinta! Justamente os seis primeiros colocados do campeonato.

“Vai começar a segunda parte da temporada aqui em Roma. Estou em primeiro por enquanto, mas creio que a parte mais difícil começar agora. Nesta segunda parte da temporada, todos estão muito familiarizados com as máquinas. Entendemos tudo que devemos fazer e agora é uma questão de minimizar os erros. Vamos ver o final lá em New York” declarou Antonio Felix da Costa.

Brasileiros de olho no pódio em Roma

Em sua primeira temporada na Fórmula E, o brasileiro Felipe Massa segue ansioso para conquistar o seu primeiro pódio na categoria.

O piloto da Venturi Formula E Team se mostrou empolgado para o eprix deste fim de semana pelas ruas de Roma, a qual considera sua segunda casa, principalmente após ter pilotado por oito anos na escuderia italiana Ferrari, durante sua passagem na F1.

“Cada corrida é um aprendizado diferente, uma experiência nova, tanto com as pistas quanto com os carros. Estou me divertindo, é um campeonato supre competitivo onde tivemos seis vencedores diferentes em seis corridas. Tomara que o próximo seja eu (risos), ainda mais aqui em Roma, que é uma segunda casa pra mim. Agora é aprender o circuito o mais rápido possível e fazer uma boa corrida”, declarou Felipe Massa.

Já o brasileiro Lucas di Grassi tem boas memórias de Roma, onde foi segundo colocado na corrida da temporada passada.

Atualmente na quinta colocação da ABB Formula E, Lucas di Grassi tem chances de sair da capital italiana com a liderança do campeonato em caso de vitória, mas apesar do bom retrospecto, garante que é tudo diferente para este ano.

“Não tem comparar com o ano passado. É uma corrida diferente, um cenário diferente, carros diferentes, times diferentes, então não podemos dizer que os bons resultados na Europa na temporada passada, voltarão a se repetir. Meu objetivo é maximizar pontos – às vezes você tem que ser agressivo e às vezes tem que ser conservador. Alguns pilotos são agressivos o tempo todo, mas eu tento equilibrar e encontrar a melhor solução para cada corrida”, explicou Lucas di Grassi, campeão na terceira temporada e vice-campeão na quarta temporada.

Confira abaixo, os seis primeiros colocados no mundial de pilotos e construtores, e os horários da ABB Formula E neste fim de semana.

OS SEIS PRIMEIROS COLOCADOS – MUNDIAL DE PILOTOS

1º Antonio Felix da Costa (POR) – BMW i Andretti Motorsport: 62 pontos

2º Jérôme D’Ambrosio (BEL) – Mahindra Racing: 61 pontos

3º Jean-Eric Vergne (FRA) – DS Techeetah: 54 pontos

4º Sam Bird (GBR) – Envision Virgin Racing: 54 pontos

5º Lucas di Grassi (BRA) – Audi Sport ABT Schaeffler: 52 pontos

6º Edoardo Mortara (SUI) – Venturi Formula E Team: 52 pontos

OS SEIS PRIMEIROS COLOCADOS – MUNDIAL DE CONSTRUTORES

1º Envision Virgin Racing (GBR): 97 pontos

2º Mahindra Racing (IND): 97 pontos

3º Audi Sport ABT Schaeffler (ALE): 96 pontos

4º DS Techeetah (CHI): 95 pontos

5º BMW i Andretti Motorsport (EUA): 80 pontos

6º Venturi Formula E Team (MON): 67 pontos

2019 GEOX Rome e-Prix
Primeiro treino livre: 02h30
Segundo treino livre: 05h00
Treino Classificatório: 06h45
Largada ePrix: 11h

Transmissão para o Brasil da FoxSports2