Evolução física e social marca o ano da Escolinha de Triathlon em Campinas

Superando os desafios da pandemia, alunos do projeto mostraram ótimo desempenho nos treinos e no comportamento

 

Os triatletas mirins de Campinas celebram esta semana o encerramento de uma temporada considerada um verdadeiro show. Entre desafios provocados pela pandemia de coronavírus e conquistas, o saldo é o mais positivo. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, os alunos tiveram um grande crescimento físico e social, observado no desempenho durante as aulas.

Um dos maiores desafios do ano foi manter as crianças interessadas na prática do triathlon mesmo com o fechamento da piscina, por medida de segurança. A saída foi criar exercícios adaptados como o “natachão”, simulando no colchonete os movimentos realizados na piscina e trabalhar o fortalecimento muscular.

“Também investimos na corrida, ciclismo, duathlon e atividades mais lúdicas, para grampear as crianças ao projeto, mesmo sem o atrativo da piscina”, conta o professor Luiz Henrique Vidal, do núcleo de Campinas.

A tática deu certo e traduziu-se em resultados, com crianças participando de competições e subindo ao pódio. Mais importante, como aponta o professor Luiz Henrique, foi a forma como os alunos assimilaram as técnicas nas transições da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida, fundamentais para o bom desempenho no esporte.

“Disparado, o que mais me alegra é ver a agilidade e rapidez das nossas capivarinhas na T1 e na T2. É algo que venho trabalhando desde o início, para diminuir as pausas entre as etapas. Afinal, fazer a natação, ciclismo e corrida de forma contínua é triathlon. E ver a maioria fazendo certo é uma vitória imensa para um profissional da área.”

A grande lição que a temporada deixa para as crianças e adolescentes atendidas pela Escolinha de Triathlon é a dedicação. “Se você se dedicar, estará mais preparado. Claro que o projeto tem um caráter recreacional e social, mas todos os alunos conseguiram enxergar isso no esporte, este ano. Se quer melhorar, tem que treinar”, destaca o professor Luiz Henrique Vidal.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem