Escolinha de Triathlon faz bonito em prova de Aquathlon no fim de semana

0

Um dos objetivos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é desenvolver ao máximo as habilidades físicas e cognitivas dos integrantes do projeto e uma das melhores formas de testar o que vem sido aprendido durante os treinos é competindo. Neste domingo (1º de maio), 17 alunos aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho para participar da etapa Graciosa Country Club do Circuito de Aquathlon Triativa Eventos e mostraram que o projeto está bem encaminhado. Foram oito medalhas para a equipe (4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes) e outros ótimos resultados para a turminha que está apenas começando a se aprimorar no triathlon.

“Ao vivenciar esse ambiente de competição, esses jovens poderão sentir como é de fato ser um atleta de alto nível e especialmente como lidar com sentimentos como ansiedade, nervosismo, ou mesmo vitórias e derrotas, que fazem parte do esporte. Essas lições são essenciais para prepará-los para desafios maiores e também para a vida”, explica Juraci Moreira, hexacampeão brasileiro de triathlon e um dos idealizadores do projeto.

Entre os destaques do grupo estava Gabrielle Estefany, primeira colocada na categoria 13-15 anos e sexta colocada na classificação geral entre os jovens. Na mesma categoria, Alice Forti Tinelli ficou com o sexto lugar, Amanda Antunes cruzou em oitavo, seguida pela colega Maria Gabriela Reinaldo, nona colocada, e Amanda Dutra terminou na 12ª posição. Na categoria 11-13 anos, Marina Myamoto conquistou o vice-campeonato. Ainda entre as meninas, Maria Fernanda Forti Tinelli e Paola Giovanna comemoraram o ouro e a prata, respectivamente, na categoria 16-19 anos.

Entre os meninos, Cristian Willian celebrou o título na categoria 16-19 anos, vencendo com quase oito minutos de diferença para o segundo colocado. Já na categoria 13-15 anos, os atletas da Escolinha dominaram com Lucas de Freitas em segundo, Pedro Henrique Gomes em terceiro, Renan Antonio em quarto, Sergio Felipe em quinto e Marcio Utida em sexto. Na categoria 11-13 anos, Henrique Alberto foi o primeiro, Manish Furlan o terceiro e Bernardo Valério o sexto.

“Utilizamos a prova para treinar para o Circuito Renault de Triathlon Olímpico, no dia 15 de maio. Os resultados foram excelentes, todos melhoraram suas parciais”, avaliou o sargento Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe diariamente 30 alunos da rede pública de ensino, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor, Grupo Astra e Santana Financeira.