Edênia Garcia participa do Mundial de Paranatação em Londres

0
Edênia Garcia participa do Mundial de Paranatação em Londres
Edênia Garcia participa do Mundial de Paranatação em Londres

Paratleta brasileira nada pela sétima vez do Mundial de Longa.

A paratleta Edênia Garcia participa, entre os dias 09 e 15 de setembro, do Mundial de Paranatação, em Londres, na Inglaterra.

A competição será realizada no Parque Olímpico Rainha Elizabeth, mesma piscina dos Jogos Paralímpicos de Londres que ocorreram na capital inglesa há sete anos.

Edênia participou pela primeira vez de um Mundial de Piscina longa em 2002, na Argentina, quando foi campeã mundial dos 50 m costas. A cearense pode se tornar tetracampeã Mundial dos 50 m costas na Inglaterra, repetindo os feitos de 2002, 2006 e 2010. O World Para Swimming London 2019 é seu sétimo mundial de piscina longa.

“Não tinha nenhuma pretensão em chegar até aqui, mas fui analisando as oportunidades e realmente estou feliz por todo caminho percorrido e por representar meu País mais uma vez. Faz 11 anos que não chego como favorita dos 50 costas em mundiais, este fato também é muito importante pra mim, principalmente por saber o quanto o esporte paralímpico vem evoluindo, significa que estou competitiva aos 32 anos e com reais chances de fazer meu 13 pódio em mundiais”, comentou Edênia Garcia.

Neste Mundial são esperados 600 nadadores de 60 países. A competição também dá aos países a alocação de vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio no próximo ano.

Os atletas que ficarem entre os dois primeiros em suas respectivas provas garantem um lugar à sua nação na Paralimpíada.

“Estar competindo em Londres é muito importante por ter vivido os Jogos Paralimpicos de 2012 e ter algumas boas lembranças, quero muito representar meu país e dar orgulho para os brasileiros que lutam diariamente por realizar seus sonhos. Hoje não é só a Edênia Garcia nadadora que está competindo, é também uma história  que lutei para construir, não sozinha, mas com uma grande equipe. Que este mundial seja tão inesquecível quanto os Jogos de 2012!”, conclui a atleta.

Edênia participou dos Jogos Parapan-Americanos em Lima, no Peru, contribuindo para a campanha histórica de 127 medalhas na paranatação. A atleta conquistou o pentacampeonato parapan-americano nos 50 metros costas.

No Mundial Edênia nada os 50 m costas na quinta-feira (12) e os 100 m livre no domingo (15).

As medalhas em Mundiais nos 50 m costas

– Ouro nos 50 m costas – 2002, 2006 e 2010;
– Prata nos 50m costas em 2013 e 2017;
– Bronze nos 50m costas em 2015;

Sobre Edênia 
A nadadora Edênia Garcia tem 31 anos e é a maior vencedora da natação paralímpica. Ela é treinada por Fabiano Quirino e tem os patrocínios do Bolsa Pódio- Ministério do Esporte e APC – Associação Paralímpica de Campinas.
A paratleta nasceu com Charcot Marie tooth, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas pernas e nos braços.
A nadadora foi a quatro Jogos Paralímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016) e é a primeira atleta brasileira tricampeã mundial de natação. Especialista nas provas curtas, a atleta tem ainda outras três medalhas olímpicas, duas pratas (50 m costas) e um bronze (50 m livre).
Mais informações sobre a Edênia Garcia no instagram @edeniagarciaoficial

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀️ Katarine Monteiro
📧 katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99217-6474
🔛 www.onboardsports.net