Bruno Prada, organizador do L’Étape Brasil, escreve ao Lance!

0

Bruno Prada, organizador do L’Étape Brasil, escreveu ao Lance! nesta quinta-feira (22).

Percurso inédito do L’Étape Brasil 2019

Por Bruno Prada, organizador do L´Étape Brasil by Le Tour de France.

Oi pessoal do Lance! Aqui é o Bruno Prada, medalhista olímpico na vela e agora organizador do L’Étape Brasil, a maior prova amadora de ciclismo do país chancelada pelo Tour de France. Nós, da organização, divulgamos o percurso inédito do evento, que será realizado no dia 29 de setembro, a partir de 7h, em Campos do Jordão, interior de São Paulo. Chegamos em 2019 à quinta edição e a cada ano entregamos a melhor experiência para os participantes.

Nosso principal objetivo é garantir segurança aos ciclistas, por isso, trajeto será inédito para uma competição amadora. Pela primeira vez, uma prova de ciclismo irá descer a Serra Nova na SP 123. Isso trará mais segurança para os competidores e 80% do percurso será em mão única. O percurso será 100% fechado para o trânsito de veículos durante o L’Étape.

A prova se consolidou como um dos principais eventos esportivos do país. O L’Étape já é um grande evento turístico para a cidade.de Campos do Jordão. Como mantém as características de uma parte da corrida francesa, a competição costuma atrair um grande número de ciclistas profissionais e amadores, além do público.

A prova terá dois percursos, o de 107 km e o de 66 km. Cerca de 3 mil ciclistas devem participar da etapa brasileira. No trecho de 107 km, os ciclistas terão três montanhas pela frente. A primeira escalada terá 11,3 km de extensão em Itapeva, seguida de mais 4,8 km de subida na Serrinha do trevo das rodovias SP-050 e SP-046. Para fechar, os atletas vão percorrer mais 14 km de ascensão no trecho da Serra Velha. Vale lembrar que essa parte final será após 85 km pedalados!

O percurso terá 2.330 metros de altitude acumulada para proporcionar uma experiência parecida com a do Tour de France aos participantes.

A edição 2019 do L’Étape Brasil by Le Tour de France terá percurso mais voltado para iniciantes com 66 km de distância e algumas montanhas a menos, tornando bem mais fácil completar o desafio. A altimetria acumulada será de 1.330 km.

Convido a todos para se juntar ao L’Étape em 29 de setembro e viver um pouco do Tour de France no Brasil.