Santiago recebe pelo terceiro ano consecutivo a categoria de monopostos elétricos, com os brasileiros Felipe Massa e Lucas di Grassi em busca da vitória.

A ABB Formula E Championship está pronta para o primeiro desafio desta nova década, com o 2020 Antofagasta Minerals Santiago E-Prix. É o terceiro ano consecutivo que a capital chilena recebe uma etapa da competição de monopostos elétricos.

Assim como foi no ano passado, os 24 carros da Fórmula E terão como cenário o Parque O’Higgins. O traçado sofreu algumas mudanças em relação a temporada passada: reduziu o número de curvas (de 14 para 11), e a reta curva não tem mais uma chicane, tornando a pista mais rápida.

Nas duas corridas disputadas anteriormente em Santiago, foram dois vencedores distintos. Em 2018, a capital chilena viu a primeira dobradinha da história da Fórmula E: o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) venceu a prova de ponta a ponta, seguido por seu companheiro de equipe, o alemão André Lotterer.

Na temporada passada, foi a vez do britânico Sam Bird (Envision Virgin Racing) vencer em Santiago após ter largado na quarta colocação. Completaram o pódio, Pascoal Wehrlein (Mahindra Racing) e Daniel Abt (Audi Sport ABT Schaeffler), na prova que foi considerada a mais quente da história da categoria, com temperaturas que ultrapassaram 40 graus celsius.

Esta será a terceira prova da temporada 2019-20 da Fórmula E. Na rodada dupla disputada em Diriyah, na Arabia Saudita, Sam Bird venceu a primeira corrida, enquanto na segunda prova, quem levou a melhor foi outro britânico: Alexander Sims, da BMW i Andretti Motorsport.

Inclusive, Sims chega a Santiago como líder do campeonato com 35 pontos conquistados, e com três poles positions consecutivas, um recorde na categoria: “O objetivo em Santiago é manter o mesmo ritmo e nível de desempenho que tivemos em Diriyah. Mas honestamente será difícil já que estarei no Grupo 1 do treino classificatório. Será um grande desafio chegar a Super Pole”, declarou o piloto da BMW i Andretti Motorsport.

Os brasileiros prontos para a etapa de Santiago

Presente em todas as provas da história da Fórmula E, o brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) está pronto para o desafio deste fim de semana pelas ruas da capital chilena. Atualmente na quinta colocação no campeonato, Di Grassi espera conseguir marcar seus primeiros pontos correndo em Santiago.

“Na última temporada, fui o piloto mais rápido na Super Pole com uma vantagem de meio segundo. Todos na nossa equipe estão altamente motivados e absolutamente prontos para começar o ano novo com um bom resultado. Desde o nosso pódio em Riad, sabíamos que com o e-tron FE06, temos novamente um carro que nos coloca na disputa por vitórias nesta temporada”, afirmou Di Grassi.

Já Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) está em busca dos seus primeiros pontos nesta temporada, em seu segundo ano da Fórmula E. No ano passado, Massa não conseguiu terminar o ePrix de Santiago por conta de um incidente, e agora, espera conseguir um bom desempenho na “corrida de casa”.

“A pista mudou bastante, agora terá menos curvas que na temporada passada, é praticamente um circuito novo. É uma cidade que gosto, é um lugar especial, principalmente para os pilotos brasileiros, pois não temos um ePrix no Brasil e essa é a corrida que podemos considerar como nossa casa.”

O 2020 Antofagasta Minerals Santiago E-Prix será disputado neste sábado, 18 de janeiro, e terá a transmissão exclusiva no Brasil pela Fox Sports, a partir das 15h30. Confira abaixo os horários:

2020 Antofagasta Minerals Santiago E-Prix
1º Treino Livre: 8h (transmissão via Facebook)
2º Treino Livre: 10h15 (transmissão via Facebook)
Treino Classificatório: 12h
Largada: 16h (transmissão Fox Sports 2)