A natação italiana está de luto após a confirmação da morte do atleta Mattia Dall’Aglio. O nadador de 24 anos foi encontrado morto no fim de semana enquanto fazia musculação sozinho em um ginásio na cidade de Modena, na região norte da Itália.
Segundo a médica do esporte da PULSE, Ana Carolina Côrte, a principal causa de morte súbita para atletas é a cardiomiopatia hipertrófica, que é facilmente diagnosticada com um exame simples. ”Um eletrocardiograma pode identificar 95% das causas de cardiomiopatia hipertrófica”, disse.
”O que acontece é que a alteração estrutural do coração do atleta durante o exercício intenso, de extremo esforço, leva a um quadro de arritmia que pode levar a uma morte súbita, que é o chamamos de ataque cardíaco e a pessoa morre fazendo atividade física”.
A médica Ana Carolina Côrte reforça ainda que a morte súbita em atletas ocorre sem sintomas e sinais. Para pessoas abaixo dos 35 anos, a principal causa da morte súbita é uma alteração estrutural do coração chamada cardiomiopatia hipertrófica. Já para pessoas acima dos 35 anos, a maior causa de morte súbita geralmente está relacionada à um infarto agudo no miocárdio.
”Uma simples avaliação médica antes do início da participação de treinamentos intensos e competições é importante porque pode evitar as mortes que vemos de atletas durante os exercícios e competições”, finalizou Ana Carolina Côrte.