O Boccalupo, um dos tradicionais representantes da Semana de Vela Ilhabela na classe RGS, estará presente na edição 2017 com uma tripulação familiar e jovem. Ao lado do comandante Claudio Melaragno estão na equipe seu filho, Nicolas, de 16 anos, o sobrinho Pedro, de 18, e o amigo Rafael, de apenas 13 anos, que fará a função de tripulante mirim. “A ideia é essa, transmitir a paixão pela vela para os mais novos. Meu filho sempre veleja comigo, e nesta edição terei também meu sobrinho, e o velejador mirim. Acho isso muito importante, porque essa nova geração é que vai tocar o esporte pra frente”, destaca Claudio Melaragno.
O Boccalupo, presente em todas as edições da Semana de Vela de Ilhabela desde 2008, deve seu nome a uma expressão bem conhecida entre os velejadores italianos. É a abreviação de bocca ao lupo, ou boa sorte em português. O ponto forte do barco, um modelo BB36, são os ventos médios. “Ele é bem competitivo em ventos de 9 a 12 nós. Acima disso, já não funciona tão bem, e em ventos fracos pode ficar meio pesado”, explica Claudio.
Para o comandante, a última Semana de Vela de Ilhabela reservou os momentos mais emocionantes numa regata. “Conseguimos vencer a regata Alcatrazes por Boreste, que abre a competição, e é a mais esperada por nós. Houve alguns anos em que não conseguimos disputar a prova, por causa dos ventos muito fortes”, lembra. “Mas todas as edições da competição têm suas particularidades. A Semana de Vela é minha principal época de férias, com a família inteira na ilha, com meu filho todos os dias no barco. E há as reuniões no clube depois das regatas, as premiações. Ilhabela, nesse período, é muito gostosa.”
Mais informações:
Site oficial – svilhabela.com.br
Facebook – svilhabela
Twitter – svilhabela
Instagram – svilhabela
Youtube – Semana de Vela de Ilhabela