Paratleta Flávio Reitz inicia campanha para Tóquio 2020

O paratleta Flávio Reitz disputa, neste sábado (22), o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Especialista no salto em altura na categoria T42, o medalhista de Toronto 2015 encara o desafio como início de sua campanha para os Jogos de Tóquio 2020. O evento pode valer classificação para o Mundial de Atletismo Paralímpico deste ano.

”Meu sonho é voltar a defender o Brasil em uma paralimpíada, mas até lá tem muitos saltos pela frente, como circuitos nacionais, internacionais, mundiais e pan. Fiz a minha estreia em Londres 2012 logo após iniciar na modalidade e no ano passado fui nono na Rio 2016. Meu trabalho é de excelência para sempre superar minhas metas”.

Mas para chegar em Tóquio, o paratleta quer se destacar em campeonatos importantes e um deles é o Circuito de Atletismo, que pode dar uma vaga ao Campeonato Mundial da categoria, marcado para julho, em Londres, na Inglaterra. ”Tenho que saltar bem em todas as competições e ter ritmo de prova. Cada degrau faz parte desse meu objetivo final”.

Flávio Reitz mora e treina em Santa Catarina, na cidade de Itajaí. Além das atividades relacionadas à sua modalidade, o paranaense de Francisco Beltrão treina o crossfit.

Mais sobre Flávio Reitz

Em 2002, aos 15 anos, ele descobriu um tumor maligno no fêmur da perna esquerda, que teve que ser amputada (aos 16 anos) após a quimioterapia não eliminar o câncer. Em 2008, ele começou no esporte adaptado, mais precisamente no handebol em cadeira de rodas.

Através do handebol, em 2009 conheceu a cidade de Itajaí, onde a convite do Clube Roda Solta, iniciou treino nas provas de arremesso e lançamento, no atletismo, e em 2010 teve seu primeiro contato com o salto em altura.

Foi em 2010, quando Aline Rita de Barros, esposa de Flávio, o convenceu a começar na modalidade. Com os treinamentos certos, um ano e meio depois ele já estava na maior competição paradesportiva do mundo: os Jogos Paralímpicos de Londres 2012. O paranaense foi o quinto colocado na categoria T42, batendo o recorde brasileiro do salto em altura, na sua primeira disputa internacional (salto de 1,68m).

Flávio Reitz conquistou medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, com um salto de 1,74m, na classe T42/44/47, com paratletas amputados ou com má formação em algum membro. Em Toronto, sua classe foi unificada com outras duas para diferentes tipos de amputação. Com o salto de 1,74m, ele quebrou o recorde parapan-americano da classe T42, e ficou com a prata.

No inicio de 2015, assumiu como presidente do Clube Roda Solta (entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades esportivas para pessoas com deficiência em Itajaí/SC e região), onde agora além de atleta, também pode auxiliar e influenciar outros atletas com potencial, para que continuem evoluindo e conquistando títulos.

O paratleta de 30 anos ficou, na sua segunda Paralimpíada (Rio2016) com o nono lugar. Competindo em casa, seu salto na final foi de 1,71m. Em sua ainda curta carreira, Flávio já venceu muitos torneios como a etapa Regional Rio/Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, além do Parajasc e etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa de Atletismo.

Foto: Victor Schneider

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem