Francisco Barreto escreve para o LANCE

Olá! Hoje escrevo sobre a ginástica artística brasileira, que faturou três medalhas na Rio 2016 e já está de olho em 2020. Até lá teremos muito trabalho a fazer. Começo de ciclo olímpico é muito complicado na ginastica artística, pois a cada ciclo a Federação Internacional de Ginástica (FIG) faz mudanças no código de pontuação. Desta forma temos que trabalhar duro para podermos nos adaptar às novas regras. A FIG faz mudanças dificultando e ajustando alguns elementos e exigências, tirando o atleta de sua zona de conforto. Começo de ano e começo de ciclo procuro trabalhar bem o aspecto físico, que é um dos fatores que irá prolongar meu rendimento a longo prazo. Com isso vamos adaptando e introduzindo exercícios novos. Esta é a melhor fase para trabalha-los, pois não temos competições importantes no início do ano e podemos treinar com volume maior, nos adaptando ao novo código de pontuação.

Acredito que o objetivo principal de cada ginasta seja competir uma Olimpíada, como foi o meu caso na Rio 2016. Para isso precisamos de comprometimento e foco. A disciplina é o fator que mais influencia na trajetória. Treinamos 6 horas por dia, 6 vezes por semana, precisamos tirar o máximo de proveito de cada treino. A ginástica é um esporte que exige muito treino para chegar à perfeição. Tempo para o descanso e cuidados com a alimentação são peças fundamentais para que os atletas consigam atingir seus objetivos.

E foi assim que nós da ginástica artística masculina conseguimos atingir alguns objetivos. Como, por exemplo, o objetivo principal que era competir os Jogos Olímpicos do Rio com a equipe completa. E isso aconteceu. Conseguimos a vaga no mundial pré- olímpico em Glasgow em 2015.

A ginástica brasileira masculina nos últimos 6 anos obteve grande destaque no cenário internacional, um fator muito importante para o Brasil no meio do esporte. Com esses resultados nos tornamos exemplos e fatores de motivação para a nova geração. Vamos continuar trabalhando duro para os novos objetivos, temos uma longa jornada e um futuro promissor para os próximos campeonatos.

Devemos ficar de olho nos atletas que atingiram finais individuais, mas também existe um grupo grande de atletas com excelente nível técnico e que pode fortalecer ainda mais a equipe para 2020. Obrigado por nos acompanhar. Um abraço.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem