Nadador de Taubaté se prepara para desafio do Leme ao Pontal, marcado para dezembro
Marcos Campos tem bela história de amor com a Maratona Aquática 14 Bis. Foram três troféus de campeão (2012, 2013 e 2014), dois bronzes (2011 e 2015) e desde 2012 o recorde do percurso de 24k (04h22min35). Neste sábado (12), o nadador cai nas águas do Canal de Bertioga pela sétima vez consecutiva, mas, dessa vez, visando horizontes mais desafiadores. A prova deste fim de semana será uma preparação reforçada para o “Do Leme ao Pontal”, desafio de 35km marcado para meados de dezembro.
“Até hoje apenas quatro atletas finalizaram o percurso no Rio de Janeiro. Com a criação da Leme to Pontal Swim Association neste ano, a prova se tornou mais segura e atrativa, assim terei o maior prazer em ser um dos primeiros a incentivar essa nova rota. A 14 bis é uma das provas mais tradicionais da modalidade, o nível está cada vez mais alto, portanto será uma ótima oportunidade para treinar e ver como estou para o desafio em dezembro. Quanto antes estiver me sentido bem, melhor”, contou o nadador de Taubaté.
Nessa temporada, Marquinhos já venceu outro desafio ousado e desgastante. A Volta à Ilha de Key West, na Flórida (EUA), conta com percurso de 12,5 milhas (aproximadamente 20km) por dois mares diferentes, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. Além da longa distância, o nadador teve que superar as altas temperaturas da região, que incluíram sensação térmica de 40 graus e o próprio mar com temperatura de 31 graus.
Marcos Campos tem 32 anos e é natural de Taubaté. Apaixonado pela natação em águas abertas desde 2008, é tricampeão da 14 Bis (24km), a mais tradicional travessia aquática do Brasil. Em 2013, foi Top-10 na maior travessia do planeta, a Hernandárias-Paraná (Argentina, 88K) e encarou algumas provas do Grand Prix de Águas Abertas da FINA, principal circuito de longa distância da modalidade. Atualmente o paulista está em busca de novos desafios e percursos, visando divulgar a maratona aquática e seus benefícios.