Nadador se prepara para Travessia do Canal da Catalina, uma das mais difíceis do mundo
Há pouco mais de 2 meses para a tão esperada Travessia do Canal da Catalina, na costa oeste dos Estados Unidos, Samir Barel decidiu complementar a intensidade dos treinos competindo contra grandes feras da maratona aquática. O nadador está confirmado na disputa da VII etapa do Circuito Paulista, marcado para este domingo (24), no Parque Estoril, em São Bernardo do Campo (SP).
“O melhor treino é a competição. Serão apenas 3k, bem longe dos 34k que terei pela frente na Califórnia, mas, diferente da maioria das etapas, a prova será na Grande São Paulo, o que certamente irá atrair atletas fortes, como os do SESI e da Unisanta, duas potências na modalidade hoje em dia. Por isso, será uma ótima oportunidade de treinar forte, manter a motivação e testar situações parecidas com as do Canal da Catalina. Estou em fase de alto volume e intensificação, acredito que nadarei “pesado” e com certeza passarei por isso nos Estados Unidos, contou o atleta de 33 anos.
Se concluir o trajeto entre a Ilha de Santa Catalina e a costa californiana, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a famosa “Tríplice Coroa das Águas Abertas”, título alcançado por aqueles que concluem, além da travessia do Canal da Catalina, o emblemático desafio do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, realizado por Samir em 2015, e a Volta a Ilha de Manhattan, vencida por Barel em 2014. A prova no Pacífico Norte está marcada para 28 de setembro.
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”. Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.