O triatleta Juraci Moreira participou do lançamento da casa do Time Brasil no Centro de Capacitação Física do Exército – CCFEx, localizado na Urca, no Rio de Janeiro (RJ). Autoridades civis e militares estiveram presentes no evento, nesta terça-feira (19). Será a maior base fora da Vila Olímpica para atletas do País na Rio 2016, recebendo atletas do boxe, handebol, lutas, taekwondo, tiro com arco, vela e vôlei de praia.
Sargento do Exército Brasileiro, Juraci Moreira aprovou a estrutura oferecida. ”O atleta tem tudo o que precisa no CCFEx. Dormitório, várias instalações esportivas como pista de atletismo e academia completa, além de um refeitório exclusivo para alimentação dos atletas. É como uma mini Vila Olímpica e acredito que quem ficar na base do Exército ficará mais concentrado e focado para o dia da competição. Além disso, os atletas estarão em um ponto estratégico, perto dos principais locais de competição e do aeroporto”, disse.
Juraci Moreira disputou três olimpíadas. Hoje, dedica-se a fomentar o esporte brasileiro no triathlon e em outras modalidades com as quais se identifica, como atletismo e natação. Fazendo a gestão de vários projetos nessas modalidades, busca usar toda a experiência adquirida em mais de 20 anos de carreira como atleta de rendimento.
Segundo levantamento da Reuters, os atletas olímpicos do Brasil integrantes das Forças Armadas representam um terço da maior delegação da história do país para a Olimpíada. O programa de incentivo ao esporte de alto rendimento começou em 2009, quando Juraci Moreira foi selecionado para integrar este quadro técnico de atletas militares.
Os projetos
Após 20 anos de carreira bem sucedidos, Juraci Moreira decidiu que era hora de ajudar o triathlon brasileiro do lado de fora das pistas. Com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), o hexacampeão brasileiro atua desde o segundo semestre de 2014 na área de gestão esportiva, visando contribuir para o crescimento da modalidade em todas as suas vertentes.
Junto com a Federação Paranaense de Triathlon (FPTri), o hexacampeão nacional deu início a programas pioneiros de fomento ao Triathlon e também se tornou referência na elaboração e execução de projetos via Lei de Incentivo ao Esporte.
O primeiro projeto, denominado “Escolinha de Triathlon Formando Campeões” não apenas introduziu jovens carentes da rede pública de ensino em uma nova modalidade esportiva, como demonstrou uma maturidade indescritível no desenvolvimento atlético e pessoal desses jovens. Em menos de um ano de atividades, cerca de 30 meninos e meninas, de 10 a 17 anos de idade, descobriram suas habilidades, mostraram muita disciplina e perseverança nos treinos e com isso conquistaram suas primeiras medalhas em competições regionais e até mesmo um torneio nacional de base. O projeto oferece acesso à prática esportiva de forma 100% gratuita e contempla aquisição de equipamentos como bicicletas, tênis, uniformes, contratação de recursos humanos e auxílio transporte.
Juraci Moreira é um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro. O triatleta tem três participações olímpicas: Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008. No currículo está a medalha de bronze Pan-Americana nos Jogos de 2007, no Rio de Janeiro.