A primeira dupla brasileira da história da Transat Jacques Vabre deve terminar a regata de 10 mil quilômetros – considerada a maior travessia transatlântica do mundo – no próximo domingo (22), após 28 dias de prova desde Le Havre, na França. O campeão olímpico Eduardo Penido e o empresário Renato Araújo sustentam a sexta colocação na Classe40 e navegam paralelamente à costa do Rio de Janeiro (RJ). As próximas 48 horas serão decisivas para o sucesso do Zetra, já que outros três barcos na sua proa. ”A opção de ficar contra a corrente e um pouco distante do litoral deu certo desde o Recife. O Eduardo Penido conhece bem a região e acredito que a escolha foi importante para diminuir o tempo de chegada”, disse Renato Araújo. O barco está aproximadamente 200 quilômetros distante da costa. ”Vamos ter uma última frente fria nas últimas horas e não podemos errar na estratégia”.
Os brasileiros sustentam a posição desde a primeira semana de prova. A regata é tradicional por pegar mar ruim no início, principalmente no Golfo de Biscaia. Depois teve a passagem pelo marasmo dos Doldrums e a descida pela costa nordestina. ”Nós conseguimos melhorar o rendimento por fazer o barco andar mais e também por conhecer um pouco a região. Se deixar o pessoal nos pega. Acredito que será difícil tirar essa vantagem”, concluiu Renato Araújo.
A tripulação do Zetra quer uma festa na chegada em Itajaí (SC) com comida tradicional e muita gente no píer da marina local. A previsão é que o barco termine a prova entre a tarde e início da noite de domingo. O campeão da Class40 foi o barco Le Conservateur, formado pelos franceses Yannick Bestaven e Pierre Brasseur.
Tempos e chegadas dos vencedores da Transat Jacques Vabre:
Classe: Ultime – até 102 pés Classe: IMOCA 60 pés
Vencedor: Macif Vencedor: PRB
Data: 06/11/2015 Data: 11/11/2015
Tempo: 12 dias, 17 horas e 29 minutos Tempo: 17 dias e 22 minutos
Classe: Multi50 Classe: Class40 – 40 pés
Vencedor: FenêtréA Prysmian Vencedor: Le Conservateur
Data: 11/11/2015 Data: 18/11/2015
Tempo: 16 dias, 22 horas e 29 minutos Tempo: 24 dias, 8 horas e 10 minutos
Sobre a TJV2015
A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).
Mais informações no site www.transat-jacques-vabre.com/br
Facebook: https://www.facebook.com/Transat.Jacques.Vabre
Twitter: https://twitter.com/TransatJV_br