Olímpicos se destacam na história da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

O maior encontro da modalidade será dias antes das regatas olímpicas de Paris 2024

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é apontada como o maior campeonato da modalidade da América do Sul e reúne anualmente mais de 120 barcos e 900 velejadores de todo o país e até estrangeiros.

A edição 2024 será de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Passam nas raias de Ilhabela (SP) nomes como Robert Scheidt, os irmãos Torben e Lars Grael, e outros campeões olímpicos e mundiais representando a vela brasileira. Outros atletas como André Bochecha Fonseca, Jorge Zarif, Bruno Fontes, Bruno Prada, Samuel Albrecht e Martine Grael sempre são escalados para as disputas do mês de julho.

Alguns citados acima não estarão neste ano por estarem na Equipe Brasileira de Vela, que disputa entre o fim de julho e o mês de agosto a Olimpíada de Paris 2024, na raia de Marselha, na França.

A regata é um grande encontro da vela brasileira e sul-americana. É na SIVI que atletas amadores e até cruzeiristas têm a chance de competir lado ao lado com os ídolos da modalidade.

”A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela homenageará os atletas que representaram o país nos Jogos e os que estarão em Paris 2024 e os futuros campeões dos Jogos como Los Angeles 2028 e Brisbane 2032”.

”Faremos um tributo à união entre medalhistas e amadores, que há mais de 50 anos dividem a mesma raia, inspirando gerações por meio do esporte”, disse Demian Pons, diretor de vela do YCI e organizador da SIVI.

Foto: @onboardsports360

Maior nome do esporte brasileiro

Maior medalhista olímpico do Brasil, o paulista Robert Scheidt participa desde 1982 da SIVI quando navegava de Optimist na Semana de Monotipos. O atleta venceu em duas oportunidades: 2011 com o HPE-25 Atrevido e 2022 com o C-30 Caballo Loco. 

Morador de Ilhabela (SP), Scheidt já correu nesta temporada a Copa Mitsubishi e deve estar na lista de presença do evento náutico. 

Na visão de Robert Scheidt, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é fundamental para a formação de velejadores no país.  ”As regatas são disputadas com condições diversas e os percursos são montados dentro do Canal Sebastião, em alto-mar e provas de longa distância como a Alcatrazes. É um evento tradicional e muito importante, pois junta toda a comunidade da vela brasileira, sul-americana e mundial”, disse Robert Scheidt.

Dono de cinco medalhas olímpicas como Robert Scheidt, Torben Grael também está inserido na história da Semana Internacional de Vela de Ilhabela com várias participações. A mais icônica foi em 2005 com o Brasil 1 repleto de convidados. O barco que iria correr a The Ocean Race venceu a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil sem maiores dificuldades.

Em 2022, na sua última participação na SIVI, Torben Grael reeditou a dupla com Marcelo Ferreira. Os dois faturaram o título geral da BRA-RGS e da Clássicos com o Lady Lou, um veleiro de 1969.

Crioula detém recorde com atleta olímpico 

Atual bicampeão geral, o gaúcho Samuel Albrecht levou o Crioula a conquistas na Semana Internacional de Vela de Ilhabela exercendo a função de tático do comandante Eduardo Plass. A equipe venceu as últimas duas edições com seu moderno TP52, deixando os adversários para trás.

Finalista olímpico e um dos postulantes à vaga do país na Nacra 17 em Paris 2024, Samuel Albrecht ajudou a equipe do Veleiros do Sul de Porto Alegre (RS) a bater dois recordes seguidos da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, prova de 55 milhas que abre o evento.

Em 2018, a tripulação gaúcha fez o percurso em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. O recorde anterior era do Camiranga, um Soto 65, que completou em 6 horas, 4 minutos e 03 segundos, em 2015. 

Citado acima, o Brasil 1 tem o recorde considerado não oficial! Em 2005, o barco fez o percurso em 6 horas e 18 segundos. A equipe se preparava para a regata de Volta ao Mundo 2005-06

Com uma regata em seu nome na SIVI, Eduardo Souza Ramos defendeu o Brasil em Los Angeles 1984, sendo inclusive o porta-bandeira da delegação. Patrono da vela brasileira, o velejador é o maior vencedor da SIVI com 11 conquistas.

”Tive muita sorte na minha trajetória no esporte de ter velejado com táticos como Torben Grael, Robert Scheidt, Mario Buckup e André Bochecha. Foram momentos espetaculares onde eu aprendi muito, tendo contato com as novidades na modalidade”, recordou Eduardo Souza Ramos.

O maior encontro da modalidade terá as classes ORC, VPRS, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, que passa a ter nova nomenclatura da Bico de Proa. 

O evento é regido pelas regras da World Sailing – Federação Internacional de Vela. A competição é organizada pelo Yacht Club Ilhabela, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela – Confederação Brasileira de Vela e ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Baixe o Aviso de Regata — https://tinyurl.com/3uyrmxuu

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é considerada a maior da América do Sul e abre com a Regata Vela do Amanhã, no sábado (20/7), reunindo crianças e adolescentes de projetos sociais náuticos. Logo após será feita a reunião de comandantes para explicar as regras do campeonato.

O tradicional Desfile dos Barcos da SIVI será realizado no Píer da Vila, às 11h, do domingo (21/7). Na sequência será dada a largada oficial da regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil para as equipes da ORC, BRA-RGS A e B.  Os barcos que forem correr esta prova específica devem ter e usar rastreadores por satélite – spot ou similar. 

Para as classes ORC, BRA-RGS, VPRS e Clássicos é obrigatório o barco estar em dia com a ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. Já para disputar o evento na categoria RGS Cruiser, o veleiro não pode ter participado da SIVI nos últimos três anos.

Ao mesmo tempo partem os veleiros da C30, RGS Cruiser, Clássicos e RGS C para a ilha de Toque Toque por Boreste.

Para todas as classes, exceto C-30, será permitida a inclusão de até um tripulante-mirim por barco, que tenha até 16 anos e com peso máximo de 60 quilos. Este tripulante não pagará inscrição e não será computado para verificação de limite de peso ou quantidade de tripulantes.

A Regata Mitsubishi – Eduardo de Souza Ramos está confirmada na programação da SIVI 2024. o Campeonato por Equipes com um trio de ORC, Clássicos e BRA-RGS segue na programação e o vencedor leva o Troféu Penduick, que é transitório.

Após as regatas, haverá a canoa de cerveja e confraternização nas dependências do YCI. As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela serão abertas em breve. 

”As regatas contam com vários tamanhos de barcos correndo juntos. As raias utilizadas serão do Canal de São Sebastião, as ilhas de Alcatrazes, Toque-Toque, Vitória, Búzios, e as pontas da Sela e das Canas”, contou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas.

Curta as redes sociais:

Facebook e Instagram

www.sivilhabela.com.br

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Juliana Leite

flavio@onboardsports.net e juliana@onboardsports.net

+55 11 99949-8035 e +55 11 99119-8185

www.onboardsports.net

 

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem