O ponteira cubana Yoana Palacio, agenciada pela ProSports, celebrou no último final de semana a conquista da Sigorta Shop League, liga de acesso ao Campeonato Turco, em grande estilo.
A atleta de 31 anos teve atuação de gala na fase decisiva e ajudou o İlbank Spor Kulübü a garantir o acesso para a Sultanlar Ligi, um dos torneios de mais alto nível do vôlei mundial na atualidade.
Com muita luta, a atacante cresceu no quadrangular final e chegou a anotar 29 pontos (26 de ataques, com incríveis 64% de aproveitamento, e três de bloqueio), na vitória sobre o Cukurova BLD por 3 a 0, na última sexta-feira, com parciais de 25-20, 25-23 e 27-25, na cidade de Bursa.
Com o resultado, a equipe só precisaria vencer um set no duelo seguinte. Foi o que aconteceu no domingo.
“Felizmente nesta temporada eu estava no nível que o torneio exigia, pude contribuir muito para o grupo. Eu sabia que se ganhássemos aquele jogo dos 29 pontos estaríamos a um passo de alcançar nosso objetivo. Senti que a equipe confiava em mim e que eu estava respondendo a essa grande responsabilidade. Foi maravilhoso”, contou a cubana.
O time agora está classificado para enfrentar grandes potências da modalidade, como o Vakifbank, da brasileira Gabi, o Eczacibasi, da sérvia Boskovic, e o Fenerbahce, da russa Fedorovtseva e da brasileira Ana Cristina.
“Poder ganhar o campeonato e dar alegria a todos os torcedores do clube foi muito gratificante. Sinto que pude retribuir todo o apoio que me deram e que todo o trabalho feito durante esses longos meses valeu a pena. Sabia que tinha vindo para um bom grupo, que me passou confiança para fazer o meu voleibol. O fundamental era que todos nos apoiássemos e que houvesse sempre a vontade de fazer tudo melhor”, afirmou a atacante.
A atleta acabou sofrendo uma torção no tornozelo esquerdo ao cair no pé de uma companheira no último compromisso do İlbank Spor Kulübü. Ela seguirá na Turquia para o tratamento.
Palacio se tornou conhecida pelo público brasileiro após defender as cores do Bauru, nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019. A bagagem adquirida no país foi de grande importância para que a carreira da ponteira. Ela contou que até hoje mantém contato com suas companheiras de Bauru.
Em 2019/2020, a atleta representou o Zhetysu, do Cazaquistão, antes de se transferir para a Turquia.
“O Brasil foi uma bela experiência! Sentir como o vôlei e seus torcedores vivem me deixa emocionada de lembrar. Foram duas temporadas em que fiz bons amigos dentro e fora de quadra, com quem continuo escrevendo”, disse Palacio.
O foco agora é na recuperação, e a jogadora aguarda o mercado de transferências para definir seu futuro.
“A comemoração do título acabou e tenho que começar minha recuperação para estar bem na próxima temporada. Meu futuro será conhecido nos próximos meses, por enquanto só penso em focar no meu tratamento. Meu desejo é sempre dar o meu melhor e estar em ótimas condições para alcançar os objetivos do clube onde quer que eu vá”, finalizou a atleta.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Katarine Monteiro