VI Congresso Internacional do Direito da Moda reunirá atletas, executivos e advogados entre os dias 8 e 10 de novembro, com o objetivo de debater pautas atuais em busca de soluções a favor da economia nacional
O VI Congresso Internacional do Direito da Moda, que acontecerá de forma virtual, terá como tema principal Direito, Moda & Esporte e reunirá atletas, executivos, influencers, profissionais de diversas áreas, estudantes e advogados entre os dias 8 e 10 de novembro, ao longo de 12 painéis, com o objetivo de debater pautas atuais em busca de soluções a favor da economia nacional.
“Estou muito feliz e entusiasmada por poder organizar mais um importante evento para o Direito da Moda, unindo uma diversidade de pessoas, entre as quais estarão ilustres atletas olímpicos e paralímpicos, advogados, profissionais da Moda e executivos da Indústria, para abordar temas relevantes e superatuais, tais como a nova Lei do Clube-Empresa e a proteção de “skins” para games, entre outros, que são de interesse para todos os tipos de público”, disse Deborah Portilho, Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ – CDMD.
A palestra de abertura terá como convidado o treinador de vôlei multicampeão Bernardinho, que é o atual técnico da seleção de vôlei masculina da França, além de empresário, economista e professor de Empreendedorismo.
Outras figuras do esporte confirmadas são Diego Hypólito, ginasta campeão mundial, os velejadores Henrique Haddad, que disputou as Olimpíadas de Tóquio 2020 e a vice-campeã mundial Sub-17, Júlia Carreirão, os surfistas de ondas gigantes Maya Gabeira e Lucas Chumbo, o campeão panamericano no taekwondo Diogo Silva e a atleta nadadora paralímpica Joana Peixinha. O apresentador e âncora Fernando Fernandes e a apresentadora e comentarista de lutas no Canal Combate, Ana Hissa, também são destaques.
Com forte atuação em projetos sociais de difusão do esporte educacional, Diogo Silva é um dos palestrantes no Painel “Esporte e Moda na Adversidade”. Ele acredita que a intersecção entre áreas que complementam o mesmo setor é fundamental para a troca de experiências e o aperfeiçoamento e a compreensão do universo esportivo.
“A moda é fundamental para o esporte. Estamos falando de conceito. A busca para que todas as vestimentas desenvolvidas sejam cada vez mais confortáveis e adaptáveis a cada corpo e a cada modalidade é essencial nos tempos atuais. O esporte faz parte do mercado da moda, e estamos falando da expansão comercial além dos tatames e quadras”, disse o atleta.
A moda também estará muito bem representada pela ativista e estilista indígena Dayana Molina. Day é fundadora da marca Nalimo e fundadora da primeira escola de design decolonial, Aldeia Criativa Design do Futuro, que trabalha na capacitação profissional em parceira da estilista com o Coletivo Indígenas Moda.
O combate à pirataria na moda esportiva também estará no centro dos debates, diante da tendência cada vez maior de customização dos personagens de jogos eletrônicos, setor que movimenta bilhões por ano.

“Fiquei muito honrado com o convite da Comissão do Direito da Moda da OAB/RJ. A pirataria afeta diretamente o segmento da moda e do esporte, e com o agravante de que muitas vezes materiais esportivos falsificados podem causar danos à saúde e à segurança de seus consumidores. É um tema atual e muito interessante. Tenho certeza de que o evento será um sucesso e estou me preparando para contribuir com o debate. Espero que possamos buscar uma conscientização maior da sociedade em relação às mazelas que a pirataria causa ao país”, disse o Dr. Márcio Gonçalves, sócio e fundador da MG Advogados.
Elisa Gattás, Head do Departamento Jurídico da ASICS Latin America, é uma das atrações no Painel “ESG e o Marketing Esportivo: A Ótica Institucional e a Empresarial”. Executiva com 15 anos de formação e ampla experiência no mercado esportivo, ela está motivada para compartilhar suas experiências.
“O esporte é um assunto que sempre gera muita curiosidade e interesse, mas também muita discussão, com opiniões diversas. Será um momento muito legal, de estar na mesa com esses colegas que são referência. Acho que teremos discussões muito relevantes. Estou animada e pronta para esse dia”, afirmou Elisa.
O Congresso também contará com a participação de nomes destacados na organização e no planejamento de eventos esportivos, como o jornalista Mario Andrada e Silva, ex-diretor de Comunicação da Nike, do Comitê Rio-2016 e do Rally dos Sertões, e Alexandre Neves, diretor da CSM Sport & Entertainment.
Além das palestras, o evento contará com atividades especiais para os participantes, como o IV Concurso de Pôsteres Acadêmicos e o II Concurso de Estampas, além dos 6 Minicursos que serão oferecidos, em diversos temas como pirataria digital e física, NFTs na moda, proteção de estampas e outros.
As inscrições para o VI Congresso Internacional do Direito da Moda são gratuitas e podem ser feitas no link: https://cdmd.com.br/vi-cidm/
As inscrições para os Minicursos terão uma taxa simbólica de R$ 30,00, cuja renda será integralmente revertida para uma atleta paralímpica.