Piloto alemão assumiu a liderança após erro de Stoffel Vandoorne e venceu a etapa virtual de Hong Kong
Nick Cassidy e Pascal Wehrlein travaram uma grande disputa nas primeiras curvas e completaram o pódio
Felipe Massa fez uma ótima largada e conseguiu terminar a prova virtual na zona de pontuação.
Leia o release completo — http://onboardsports.net/maximilian-guenther-vence-prova-de-abertura-do-desafio-race-at-home/
O jovem alemão Maximilian Guenther da BMW i Andretti Motorsport venceu o primeiro desafio virtual do ABB Formula E Race at Home, competição realizada em apoio a UNICEF, em uma corrida disputada neste sábado (25), no circuito de rua de Hong Kong.
O piloto de 22 anos fez jus ao seu favoritismo antes da corrida após ter vencido o evento teste realizado no fim de semana passado, cruzando a linha de chegada à frente de Nick Cassidy da Envision Virgin Racing – substituto do piloto britânico Sam Bird na primeira rodada – e Pascal Wehrlein da Mahindra Racing.
”Foi muito legal participar da corrida, estava focado em vencer e somar o máximo de pontos. Não foi uma corrida fácil, a disputa pela pole position foi apertada e após a largada, consegui subir para segundo e estava bem parelho com o Vandoorne até ele cometer um erro, eu acho, e a partir daí controlei a corrida e garanti a vitória”, disse Max Gunther.
”Foi uma prova diferente da semana passada. Mantive meu carro sem muitos contatos e consegui controlar bem. Espero que os fãs tenham gostado do que viram, foi muito divertido”.
Considerado o principal rival de Gunther para esta prova de abertura do ABB Formula E Race at Home, o belga Stoffel Vandoorne cravou a Julius Baer Pole Position e fez uma ótima largada, se mantendo a frente dos demais pilotos.
Guenther, que largou na quarta colocação, se aproveitou da intensa disputa entre Nick Cassidy e Pascal Wehrlein nas primeiras curvas pela segunda colocação, para superar ambos os pilotos e passar a perseguir o líder da prova.
Na volta 3, Vandoorne acabou cometendo um erro e batendo o carro em uma das curvas, caindo da liderança para a quinta colocação.
Nesta mesma volta, Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e André Lotterer (Tag Heuer Porsche) que estavam fazendo uma boa prova e dentro do Top-10 ficaram sem conexão e abandonaram a corrida.
A corrida virtual pelas ruas de Hong Kong usou o formato ‘race royale’, no qual o último piloto após cada volta era eliminado até restarem apenas 12.
Por conta deste sistema, o atual líder do campeonato Antonio Felix da Costa (DS Techeetah) e o campeão da terceira temporada Sebastien Buemi (Nissan e.dams) foram eliminados nas primeiras voltas.
Sem correr sustos, Guenther se manteve a frente dos demais adversários e venceu a prova inaugural do desafio virtual da Fórmula E, assumindo a liderança da competição online.
Vale lembrar que o piloto alemão é o quarto colocado no campeonato oficial, e se tornou o mais jovem vencedor da história da categoria em janeiro deste ano, em Santiago.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) não conseguiu largar devido a problemas de conectividade, enquanto Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) fez uma boa largada pulando da 13ª para 8º lugar, posição na qual terminou a corrida virtual.
A embaixadora da UNICEF no Reino Unido e fã da Fórmula E, Rita Ora, falou na preparação antes do início da corrida sobre a parceria com o ABB Formula E Race at Home Challenge para arrecadar fundos para ajudar a instituição no combate global ao coronavírus.
Antes da etapa envolvendo os pilotos oficiais do grid da Fórmula E, foi realizado uma pré-corrida com alguns dos melhores gamers do planeta.
A corrida de abertura ‘Challenger Grid’ foi vencida pelo piloto australiano Joshua Rogers, pilotando um TAG Heuer Porsche.
O piloto vencedor no final da série Challenger terá a oportunidade de cravar um tempo em um circuito real, em um carro da Fórmula E quando a competição oficial recomeçar.