Faltam 30 dias para a Fórmula E 2019-20: como tudo começou

Faltam apenas 30 dias para o inicio da sexta temporada da Fórmula E, e em contagem regressiva, é hora de conferir detalhes do passado, presente e futuro da categoria de carros elétricos.

A Fórmula E está em contagem regressiva para a sua sexta temporada: faltam apenas 30 dias para a rodada dupla de Ad Diriyah, na Arabia Saudita, que marcará o inicio da competição.

A cada temporada, a Fórmula E está consolidando seu lugar entre as principais competições esportivas do planeta, e por isso, vale a pena relembrar como tudo isso começou.

A PRIMEIRA PROVA DA HISTÓRIA DA FÓRMULA E

O primeiro ePrix da história da Fórmula E ocorreu no dia 13 de setembro de 2014, em Beijing, na China, aos arredores do Parque Olímpico utilizado nos Jogos de 2008 na capital chinesa.

Durante os treinos, a Renault eDams liderou e conquistou a Julius Baer Pole Position com Nico Prost, filho do tetracampeão mundial de F1, Alain Prost, seguido pelo brasileiro Lucas di Grassi e o alemão Daniel Abt, ambos da Audi Sport.

Na largada, as primeiras posições se mantiveram, com Nico Prost permanecendo na primeira posição, sem ser ameaçado pelos demais pilotos.

Como a bateria do Gen1 não durava uma prova completa, os pilotos eram obrigados a trocar de carro durante a corrida, e quando foi necessário realizar o pit stop, Nico Prost conseguiu voltar na liderança, enquanto o alemão Nick Heidfeld com a Venturi, conseguiu ser mais rápido que a dupla de pilotos da Audi e pulou para a segunda colocação.

A partir daí, Heidfeld se aproximou e passou a pressionar Nico Prost. Na volta final, o piloto alemão da Venturi resolveu atacar, e ao tentar ultrapassar o piloto francês da Renault eDams, acabou atingido pelo carro adversário, acertou a zebra alta e o monoposto simplesmente voou e colidiu no muro de proteção.

Apesar do acidente impressionante, Nick Heidfeld saiu ileso. E com isso, a vitória caiu no colo do brasileiro Lucas di Grassi, que estava em terceiro e recebeu a bandeirada, escrevendo seu nome na história da categoria de carros elétricos, como o vencedor do primeiro ePrix da história da Fórmula E.

“Tive a sorte de estar no lugar certo na hora certa. A equipe fez um ótimo trabalho durante toda a prática e qualificação. Eu cometi alguns erros, mas estou extremamente feliz de ser o primeiro vencedor da história da Fórmula E”, comentou Lucas di Grassi ao final da prova em Beijing.

FIA Formula E – Audi Abt Winner Shots
Beijing E-Prix, China
Saturday 13 September 2014.
Lucas di Grassi (BRA)/Audi Abt Sport – Spark-Renault SRT_01E
Photo: Malcolm Griffiths/LAT/ Formula E
ref: Digital Image _A8C9329

Já o alemão Nick Heidfeld ficou nervoso com a atitude de Nico Prost e ambos chegaram a bater boca. Curiosamente, naquele momento, os dois eram companheiros de equipe no WEC (Mundial de Endurance).

“Não esperava que ele fosse ter um movimento suicida desses no fim da corrida. Minha vitória foi roubada, é muito difícil”, declarou Nick Heidfeld logo após o término do ePrix de Beijing.

Horas depois, Prost reconheceu a culpa pelo incidente, e ambos deixaram de lado o ocorrido pelas ruas da capital chinesa.

“Sinto-me muito mal pelo incidente. Entendo que sou o responsável. Simplesmente não o vi e me sinto mal. O mais importante é que meu amigo Nick Heidfeld está ok”, afirmou Nico Prost.

Além do vencedor Lucas di Grassi, completaram o primeiro pódio da história da Fórmula E o francês Franck Montagny (Andretti Autosport Formula E Team) e o britânico Sam Bird (Virgin Racing Formula E Team).

E assim foi, a história do primeiro ePrix da Fórmula E. O primeiro, de muitos.

 

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